4 dicas para evitar o desperdício em construções

22 de agosto de 2019 | Por cemara

O desperdício de materiais nas reformas e construções é uma realidade no Brasil. Esse fato gera naturalmente gastos desnecessários, aumentando os custos nas obras e o consequente impacto negativo no meio ambiente, pois a maior quantidade de entulho gerada reflete diretamente nesse caso.

Evitar esse cenário é totalmente possível com algumas práticas simples que permitirão redução significativa nos custos da obra, além de uma atitude mais sustentável durante seu processo!

Confira a seguir 4 dicas para evitar o desperdício em construções:

  • Planejamento é a chave do sucesso

Antes de qualquer coisa, ter a certeza do que será feito é essencial. Seja em reformas ou construções, é necessário um bom planejamento em longo prazo, definindo não só o que será feito, mas quem será o responsável.

Ao iniciar, tenha em mãos o projeto de arquitetura explicando cada detalhe da obra. Um projeto bem elaborado e com orçamento detalhado determina, bem próximo da exatidão, a quantidade de materiais que será utilizada, além de reduzir a quantidade de imprevistos do que uma obra sem projeto.

  • Opte por profissionais especializados e materiais de qualidade

Com o projeto em mãos, é necessário buscar a equipe especializada para dar andamento. Mão de obra barata ou sem o conhecimento necessário pode gerar desperdício, pois o profissional pode cometer muitos erros, exigindo que etapas sejam refeitas.

Outro mito na construção é o de “economizar dinheiro com materiais de má qualidade”. Nesse caso, o barato pode sair caro. A princípio eles parecem gerar economia, mas por renderem menos, é necessário adquiri-los em maior quantidade.

  • Cuidado com o transporte de materiais

É muito comum durante construções que diversos materiais quebrem e sejam descartados devido ao transporte indevido. Por isso, é importante tomar cuidado na hora de manuseá-los, armazenando-os perto do local onde serão utilizados, para que o deslocamento seja mais fácil e envolva menos risco. Outra dica é evitar o uso de carrinhos arredondados para transportar blocos retos, por exemplo, pois isso pode quebrar as quinas.

  • Procure alternativa à alvenaria

Existem no mercado diversos sistemas construtivos além da alvenaria. A maioria deles evita o desperdício, normalmente, pela ausência de pilares e vigas (que exigem moldes que são jogados fora após a obra e também por não ser necessário quebrar as paredes para passar as tubulações).

Fonte: https://dicasdearquitetura.com.br/como-evitar-o-desperdicio-na-obra/#more-18978

Certificados e Prêmios



Realizações Cemara
Realizações Cemara
Realizações Cemara
Realizações Cemara