Quais as diferenças entre alvenaria convencional e estrutural?

5 de setembro de 2019 | Por cemara

A construção da alvenaria é um passo importante na hora da obra, pois a estrutura será responsável por sustentar o peso da casa e definir o que pode ou não ser feito futuramente. Por isso, é essencial entender as diferenças entre os modelos: convencional e estrutural.

Qual o tipo de alvenaria é a melhor para a minha construção?

A decisão deve partir após análise técnica feita por profissional. Ele avaliará a topografia, projeto de arquitetura, tipo de solo, dentre outros, para entender qual modelo é o melhor para a construção. Porém, é importante que o proprietário saiba as diferenças para participar ativamente de todo o processo de construção e entender a escolha.

Alvenaria convencional

Nesta estrutura, o peso da construção é sustentado por pilares, vigas e lajes. Indicada para projetos criativos, com menos paredes. Não há restrições de medidas e possibilita obras e reformas, sem prejuízos.

Comparado ao outro modelo, a alvenaria convencional demanda mais tempo e tem custo elevado.

Alvenaria estrutural

Apesar de gerar economia de dinheiro e tempo, quando comparado a outra estrutura, este modelo exige o planejamento exato da planta, pois não permite obras ou reformas futuramente, isto porque o peso da casa é dividido entre todas as paredes. O modelo limita a criatividade e personalização da casa, pois não permite portas e janelas fora do padrão.

 

Fonte: Fórum da Construção < http://www.forumdaconstrucao.com.br

Certificados e Prêmios



Realizações Cemara
Realizações Cemara
Realizações Cemara
Realizações Cemara