Passo a passo para construir lajes e telhados

12 de setembro de 2019 | Por cemara

A construção ou reforma do imóvel exige muita preparação e conhecimento. São diversos os detalhes a se atentar. Afinal de contas, impacta diretamente no orçamento e na segurança da obra. Com laje e telhado, não é diferente.

É possível construir laje e telhado sozinho?

É imprescindível a contratação de mão de obra especializada. O profissional é quem vai planejar a divisão do peso e projetar como será toda a estrutura, incluindo vigas, pilares e/ou paredes que irão sustentar a laje e/ou telhado. Porém, é importante que o proprietário saiba o passo a passo para participar ativamente de todo o processo.

PASSO 1: PLANEJAMENTO E ESTRUTURAÇÃO DA LAJE

A principal etapa de todo o processo é o planejamento. Ele é fundamental para estimar custo e tempo da obra. O profissional responsável irá entender a necessidade específica do imóvel e apresentar a melhor forma para construção da laje.

Cada projeto é único, mas todos seguem as mesmas etapas de estruturação. Conheça cada uma delas:

  • Inclusão de escoramento – é a estrutura provisória para suportar o peso da laje enquanto o concreto dos pilares não estiver forte o suficiente.
  • Remoção do escoramento – ocorre somente após finalizar a obra, quando o concreto já estiver forte o suficiente para remover a estrutura provisória.
  • Instalação de circuitos – distribuição elétrica, hidráulica e redes de água e esgoto, caso o projeto preveja a passagem desses sistemas na laje.
  • Enchimento – processo de preenchimento, com concreto, dos espaços vazios e de toda a estrutura e sistema que deve ficar embutido na laje.

 

PASSO 2: IMPERMEABILIZAÇÃO

Trincas, rachaduras e infiltrações são problemas que podem causar dor de cabeça no futuro. Por isso, a impermeabilização é parte fundamental na construção de lajes e telhados. O processo é simples: basta aplicar impermeabilizante após a construção da estrutura.

PASSO 3: CONTRAPISO E ASSENTAMENTO

O contrapiso é indicado apenas para lajes com passagem de pessoas. Neste caso, é necessário fazer a regularização e, posteriormente, escolher o piso desejado para fazer o assentamento e selamento.

PASSO 4: PLANEJAMENTO DO TELHADO

Não são todos os imóveis que possuem telhados. Alguns profissionais excluem o telhado do projeto para alcançar um design diferenciado, com traços retos. Contudo, há outro benefício associado: menor investimento em material e mão de obra.

A criação do telhado depende de uma complexa estrutura com sistema de encaixe de telhas. Confira as etapas:

  • Definição do projeto – além da proteção ao imóvel, o que mais você deseja? Um recorte para design diferenciado? Estrutura para captação da água pluvial? Seja qual for o objetivo final, tenha ele detalhado no projeto.
  • Procura de profissional – altíssimo conhecimento técnico é necessário na construção do telhado. Busque profissionais especializados.
  • Material de qualidade – faça uma ampla pesquisa de produtos que atendam ao projeto com o melhor custo x benefício.
  • Dica bônus: para economizar, aprenda como evitar o desperdício em construções.

VISITE SEMPRE O BLOG DA CEMARA!

Pretende construir ou reformar? A Cemara pode ajudar! Toda semana nós publicamos conteúdo novo e de qualidade para você, aqui em nosso blog. Não deixe de nos visitar!

Até a próxima semana!

Fontes: Pra Construir < http://blogpraconstruir.com.br > e Weber < https://www.quartzolit.weber >

Certificados e Prêmios



Realizações Cemara
Realizações Cemara
Realizações Cemara
Realizações Cemara