Em tempos de crise, como economizar na construção?

25 de julho de 2020 | Por cemara

Ao construir, é natural o desejo que todos os detalhes da casa fiquem igual ao planejado, não é mesmo? Mas, em tempos de crise, como é possível garantir o orçamento para tudo? Confira nossas dicas para economizar nas obras!

DICA 1: O PLANEJAMENTO DEVE SER DETALHADO!

Planeje bem o projeto: a economia já começa antes da obra. Tudo começa com a escolha do engenheiro e do arquiteto responsáveis. A comunicação é a chave do planejamento. No início, é preciso alinhar as expectativas com o arquiteto e o engenheiro – e reforçar que seu objetivo é não gastar além do limite.

Antes de começar a obra, também é preciso atentar para o tipo de terreno e fazer as adequações necessárias no projeto. Caso seja um terreno irregular, o estudo serve para indicar se é possível construir assim ou se é preciso realizar uma terraplanagem. A solidez do solo também é um ponto que deve ser avaliado, a fim de que os alicerces da casa fiquem em terra firme. Estas são medidas que já representarão uma boa economia, pois ter que fazer alterações no plano depois da obra ter sido iniciada significa mais gastos.

Foto: Casa do Construtor / Reprodução

Além do planejamento, peça também indicações de lojas de material de construção e de profissionais que não cobrem muito caro. Estes profissionais sempre conhecem pontos de venda e colegas de profissão com o melhor custo benefício.

 

DICA 2: ECONOMIZAR NA CONSTRUÇÃO: COMPRE TUDO DE UMA VEZ

Com o projeto finalizado, você saberá exatamente o que e quanto deverá comprar. Escolha uma única loja de material de construção e entregue toda a lista. Compras de diversos itens e de uma só vez garantem possibilidade de negociação – e facilidade para solicitar descontos ou mais praticidade de parcelamento.

 

DICA 3: ATENÇÃO PARA TELHADO, PORTAS E JANELAS

Dentre todos os produtos, os três citados acima costumam ser os mais caros da lista de compras. Por isso, pesquise bastante sobre quais são as melhores opções para o espaço que está construindo. Considere planejar cômodos que podem se conectar através de “portais” sem a necessidade de inclusão de porta.

Outra dica: para poupar ao comprar as janelas, prefira os modelos feitos em alumínio e que não precisem de estrutura adicional para serem instalados. Ao optar por materiais realizados em madeira, que dão uma característica mais elegante ao ambiente, faça a compra toda de uma vez, assim como listado no item 2 deste artigo. Assim, você garante desconto na compra.

Já o telhado deve ser feito com telhas resistentes e mão de obra especializada, o que encarece o projeto. Mas atenção: ao optar por telhas de baixa qualidade e por consequência, mais baratas, você acaba adiando as dores de cabeça. Uma vez que o período de chuvas chegar, elas poderão sair do lugar e quebrar, fazendo com que  o trabalho precise ser refeito – e mais dinheiro investido, ou seja, a “economia” na verdade será prejuízo.

 

DICA 4: PESQUISE SOBRE OS TIPOS DE ACABAMENTO

É possível encontrar inúmeras alternativas de acabamentos que ficam em conta no mercado. Os mais simples cumprem bem a função e atendem às normas técnicas perfeitamente. O uso de tinta é reduzido quando não se usa a massa acrílica e se aplica somente um selador e depois os dois principais tipos de tinta, a acrílica e a PVA.

Para os pisos, também existem opções que não pesam no bolso, como o cimento queimado. Se você prefere um piso que não retenha tanto calor, considere usar a cerâmica em toda a casa. Este material é indicado principalmente para regiões de altas temperaturas, já que a instalação de um piso frio ajuda a casa a não reter calor. Se quiser optar pela madeira, prefira os pisos laminados, que podem ser limpos facilmente, não precisam de aplicações de sinteco e podem ser facilmente removidos no caso de uma mudança.

 

GOSTOU DESSA MATÉRIA?

Compartilhe com os amigos! Acompanhe-nos no Facebook para receber mais dicas e novidades. E não se esqueça de sempre visitar o nosso blog, que está em constante atualização.

Até a próxima!

Certificados e Prêmios



Realizações Cemara
Realizações Cemara
Realizações Cemara
Realizações Cemara