6 tipos de construções para você se inspirar

12 de julho de 2019 | Por cemara

Você conseguiu comprar o seu tão sonhado terreno em um bairro planejado e agora precisa começar a planejar a construção. Colocar em ordem as planilhas para calcular compra de materiais de construção, documentação, contratação de profissionais especializados e engenheiros, tudo isso faz parte do processo de construção.

E você sabia que existem diversas opções de construções que podem diferenciar e valorizar o seu imóvel? Vamos te mostrar a seguir 6 tipos de sistemas construtivos que podem ser colocados nos seus planos. Veja:

Alvenaria estrutural

Rápido e fácil de construir, a alvenaria estrutural reúne diversos benefícios e quem escolher por ela vai ter maior economia e qualidade na execução, além de menor desperdício de materiais. Sua construção exige uma mão de obra mais especializada, já que todas as paredes devem ficar niveladas.

A união da estrutura e a vedação da edificação podem ser feitas com blocos cerâmicos ou de concreto. E lembre-se de já fazer o projeto contando com as especificações elétricas e hidrossanitárias. Uma última dica: projete bem o espaço e a arquitetura da sua casa, pois esse tipo de construção não permite remoção de paredes sem recolocação de um elemento que sustente toda a carga.

Alvenaria de vedação ou convencional

Esse é o tipo de construção mais comum no Brasil. Todas as casas ou prédios feitos com esse tipo de material exigem profissionais qualificados, por ser composto por vigas, pilares e lajes de concretos. Ou seja, há muitas etapas que devem ser acompanhadas minuciosamente para evitar problemas no futuro.

Uma das vantagens dessa construção é a vasta disponibilidade de mão de obra e materiais e sua facilidade para fazer futuras reformas, ou caso você queira mudar algo no projeto original. Mas fique atento, pois o custo desse tipo de construção costuma ser alto, gera muitos resíduos e o seu tempo para ficar pronto é maior que outros disponíveis no mercado.

Steel frame

Ágil, estrutura leve, precisão na execução, bom isolamento acústico e térmico e um custo menor. Essas são as principais vantagens do Steel Frame, um sistema construtivo formado por perfis de aço galvanizado e com fechamento feito por meio de placas cimentícias, drywall ou madeira. Optar por esse modelo de casa vai garantir um canteiro de obras limpo e uma geração de resíduos pífia, além de não necessitar utilizar água.

Mas nem só de vantagens vive o steel frame: esse tipo de construção exige uma mão de obra muito especializada, e por não ser comum no Brasil, pode ser difícil de encontrar. Além disso, existe uma limitação de pavimentos que não permite edificações muito altas.

Paredes de concreto

Feito em paredes estruturais maciças de concreto armado, essa construção tem alta resistência ao fogo e pouco desperdício de materiais, mas tem alto custo para produção em pequena escala e um isolamento termoacústico não muito positivo. Nesse modelo, as instalações elétricas e hidráulicas ficam embutidas, sem necessidade de quebrar paredes.

Wood frame

Muito parecido com o já citado steel frame, a construção de casas nesse modelo utiliza madeira de reflorestamento para idealizar os seus perfis. Existem diversos cuidados que devem ser observados durante a obra, como os materiais utilizados para proteger a casa de cupins e umidade.

O baixo custo, o bom desempenho acústico e térmico, a construção ágil e a baixa geração de resíduos são pontos positivos para avaliar utilizar a wood frame. Mas avalie se você encontra mão de obra especializada próxima e que consiga entregar todos os cuidados desse tipo de construção. Analise também a quantidade de pavimentos e a impermeabilização: são fatores que podem limitar a construção da sua casa.

Container

Tornou-se o queridinho de quem busca modernidade, beleza e sustentabilidade. Utilizar containers na construção possibilita modularidade, rapidez na obra e um custo até 30% menor que as outras construções. Além disso, você pode desmontar e montar a casa em outro terreno, caso seja seu desejo.

Mas fique atento à mão de obra, que deve ser especializada, avalie a compra do container (se há ferrugem, histórico do que ele transportou) e veja se o terreno terá espaço suficiente para guindastes, fundamentais para levantar a casa.

E então, gostou das nossas dicas? Já imaginou construir a casa dos seus sonhos com essas dicas em algum loteamento da Cemara? Entre em contato com a gente e veja como!

Fonte: Homify

Certificados e Prêmios



Realizações Cemara
Realizações Cemara
Realizações Cemara
Realizações Cemara