Semana Mundial do Meio Ambiente – Economia de energia gera sustentabilidade
Pagar menos na conta de energia e diretamente fazer bem ao meio ambiente? Que tal ter essas duas ações fazendo a diferença na sua vida todos os meses?
Pequenas atitudes podem afetar diretamente no consumo de energia da sua casa e você nem pode imaginar. Uma televisão ligada sem ninguém assistindo, uma lâmpada esquecida acesa, um eletrodoméstico antigo são itens que consomem muita energia. Um micro-ondas conectado na tomada sem uso pode ser o relógio mais caro da sua casa. Então aproveite que estamos na Semana Mundial do Meio Ambiente e aprenda algumas ações que vão fazer a diferença na sua e na vida de todos que convivem ao seu redor. Acompanhe:
ENERGIA
LÂMPADAS
Substitua as fluorescentes por LEDs, que consomem metade da energia e duram pelo menos três vezes mais.
ROUPAS
Use a lavadora de roupas sempre em capacidade máxima, para economizar energia e água (que pode ser reutilizada na lavagem do quintal).
Pendure as blusas em cabides para que já sequem esticadas.
Acumule o máximo possível de peças para passá-las de uma só vez.
Antes de ligar o ferro, separe as roupas por tecido. Os mais finos, como seda e poliéster, que exigem uma temperatura mais baixa, devem ser passados primeiro. Depois, vá para os mais grossos, como algodão e jeans.
Desligue o aparelho e aproveite o calor para passar as peças íntimas.
CHUVEIRO ELÉTRICO
Deixe a chave do chuveiro no modo “verão” para reduzir o gasto de energia em até 30%. O chuveiro elétrico é responsável por um quarto do consumo mensal de uma residência com até quatro pessoas.
APARELHOS ELETRÔNICOS
Uma geladeira antiga pode ser o equipamento de maior consumo energético de uma residência. Prefira equipamentos mais novos e com selo Procel, que indica os mais eficientes.
Tire sempre os aparelhos da tomada quando não estiverem sendo utilizados.
Desligue o computador se não for usá-lo nas próximas duas horas, e o monitor, nos próximos 15 minutos.
Quanto maior o tamanho da TV, maior será o seu consumo. Evite aumentar muito o volume, o que também eleva o gasto.
Prefira plugar os aparelhos direto na tomada. O uso de adaptadores e benjamins pode gerar perda de energia.
Para reduzir o consumo do ar-condicionado, mantenha o ambiente fechado e com as portas bem vedadas. A temperatura não deve ficar abaixo dos 23 graus, para que o equipamento não trabalhe além do necessário.
Fonte: Folha de São Paulo, Domingo 24 de setembro de 2017. Coluna SobreTudo.