Jardim de inverno na minha casa é um bom negócio?

4 de julho de 2019 | Por cemara

Um ambiente arejado, com muita iluminação, ar livre à vontade e espaço para recreações e eventos com os amigos. Parece até que estamos falando de um quintal, não é mesmo? Pode até ser, mas uma alternativa muito comum nas casas brasileiras é a construção do jardim de inverno. Você conhece esse cômodo e quais as suas funções? Então veja porque ele merece estar nos seus planos na hora de construir.

O jardim de inverno tem sim uma ligação bem forte com o nome da estação que ele carrega. Muito popular em países mais frios, esse cômodo foi criado para que as pessoas tivessem um contato maior com a área externa da casa em dias de neve. Como fica difícil brincar ou aproveitar o ar livre com temperaturas negativas, os estrangeiros desenvolveram essa estrutura que fica anexa à residência, com paredes de vidro (ou janelas bem grandes), e que permite ter muita iluminação e manter um contato próximo com o lado de fora da casa.

No Brasil, como não temos temperaturas tão negativas, o jardim de inverno manteve o seu nome, mas sua finalidade tomou um caminho um pouco diferente. O espaço é ainda um anexo da residência, mas não necessariamente é fechado por paredes de vidro. Com o calor que faz no país, o jardim de inverno se tornou uma alternativa para ter um cômodo arejado, com circulação de ar e que permite ter uma decoração mais tropical, deixando o ambiente ainda mais elegante.

Construir um jardim de inverno requer cuidado, atenção e avaliação do espaço onde ele será instalado. Se você vai construir sua casa em um local com divisa de terreno, ele pode ser uma ótima alternativa para que a circulação de ar e a penetração de luz sejam constantes na casa. Avalie qual lado da residência ele será instalado para você garantir que o ambiente aproveite bem as correntes de ar e a exposição do sol. E analise também se ele não ficará em uma parede próxima a outros cômodos do seu vizinho, para evitar perturbação e acabar com o silêncio alheio.

Existem algumas alternativas para você deixar o jardim de inverno mais seguro, para evitar que pessoas entrem pela parte de cima desse espaço. Coloque pergolados na parte superior, com espaçamentos suficientes para entrada de luz e não permitir que intrusos adentrem sua casa. Essa cobertura pode ser feita também com vitrais ou estruturas de cimento, que podem ser um ótimo suporte para plantas.

Falando em verde, o jardim de inverno é um dos locais mais indicados para você colocar plantas, flores e até mesmo ter uma pequena horta. Plantas como a peperômia, dedinho-de-moça, jade e orquídeas são algumas das indicadas para embelezar o local. Ah, e não se esqueça da famosa e querida samambaia que, além de deixar o ambiente mais verde, ajuda na diminuição da sensação térmica em dias de altas temperaturas. E para dar um toque a mais, coloque mesas e cadeiras de ferro, ou alguns pufes (sempre resistentes à umidade) para que tudo fique mais elegante e aconchegante.

Vale muito a pena ter um jardim de inverno, um benefício que apenas quem mora em casas consegue ter. Pense em colocar na sua planta esse cômodo tão precioso, que vai valorizar o seu imóvel e ainda te ajudar na economia de energia.

Até a próxima!

Certificados e Prêmios



Realizações Cemara
Realizações Cemara
Realizações Cemara
Realizações Cemara