Dicas simples para preservar o meio ambiente

4 de junho de 2020 | Por cemara

Cada ação, por menos que pareça, conta! Medidas simples, práticas e fáceis podem ser tomadas para contribuir com o meio-ambiente por cada um de nós. Confira dicas para você começar hoje mesmo!

 

  • Preserve as árvores!

Uma dica essencial e que deve ser passado de pai para filho, é a atenção e cuidado com a natureza. Medidas simples fazem toda a diferença. Não suba em árvores! Embora possa parecer uma brincadeira saudável e atrativa, pode ocorrer a quebra de galhos mais finos e comprometer a saúde da árvore.

Sabe aquela árvore linda, com grandes galhos e flores que está na calçada da sua casa? Está pensando em podar ela? Não o faça! Há restrições legais quanto a poda irregular. Existem formas corretas para a manutenção ser realizada e, para isso, existe a Secretaria do Meio Ambiente da sua cidade. Caso há necessidade de poda, entre em contato com eles!

Dicas para preservar o meio ambiente

Foto: Lucas Allmann – Pexels / Divulgação

 

  • Plante uma árvore!

Uma iniciativa legal e que aproxima pais e filhos é o plantio de uma árvore. Caso você tenha espaço no seu quintal ou um pequeno jardim na residência, escolha um local com espaço suficiente e peça ajuda aos pequenos para realizar o plantio. Dê nome à árvore e veja-a crescer e florir ao passar dos anos, assim como seu filho. É uma boa memória em família!

Caso você more em apartamento ou não tenha espaço para plantar uma árvore, que tal elaborar um jardim com os pequenos? Ou então plantar temperos que possam ser utilizados na cozinha? Nós já ensinamos aqui formas de criar um jardim vertical, ótimo para espaços pequenos.

Quanto mais verde no mundo, melhor!

  • Separe o lixo!

Diversas cidades fazem a coleta seletiva. Seja capital ou cidades do interior, há formas de contribuir na separação do lixo, para realizar o descarte correto. Piracicaba, por exemplo, que é uma cidade com todos atrativos da capital, mas com benefícios do interior, realiza a coleta seletiva.

Outras cidades, como Bragança Paulista, fazem a coleta algumas vezes durante a semana, em bairros estratégicos. Contudo, há locais públicos com as lixeiras separadas para receber o descarte correto.

Caso a sua cidade não faça a coleta seletiva e nem forneça locais para distribuição correta, ainda assim é possível contribuir: separe os materiais de plástico, metais e papel do lixo orgânico. Há diversos coletores de lixo recicláveis em todas as cidades – e também empresas destinadas a reciclagem. Doe esses materiais – essa simples ação contribui, e muito, para preservar o meio ambiente!

  • Nunca jogue lixo no chão!

Não é raro ver pessoas falando que jogam o lixo no chão para preservar o emprego das pessoas que fazem a limpeza do município. Essa atitude é errada e demonstra falta de caráter. Imagine a seguinte situação: você recebe um amigo em sua casa e, ao oferecer algo para ele comer, a pessoa joga a embalagem e restos no chão, pois sabe que haverá alguém que irá limpar depois (você, no caso). Errado, não é mesmo?

Além de ser falta de educação, o descarte irregular pode levar os dejetos até bueiros e obstruir a passagem de águas pluviais – que é exatamente o responsável pela causa de alagamentos em diversos bairros.

  • Evite o desperdício de água e energia

Aquela torneira aberta enquanto escova os dentes? A luz da sala ligada por horas, sendo que ninguém está no cômodo? Tudo isso deve acabar. Á água, que também é responsável pela energia através de hidrelétrica, é um recurso natural não infinito. Ou seja, uma hora irá acabar. Apesar de termos milhões de litros cúbicos através do globo terrestre, poucos são aqueles possíveis de ser tratados e consumidos pelos humanos – exatamente essa água que descartamos, um dia irá faltar.

  • Jogue o lixo no lixo correto!

Em ambientes públicos, como shopping e parques, existem as lixeiras sinalizadas por cores diferentes e com a indicação do que é cada uma delas. Respeite essa diferença. Ao consumir na praça de alimentação, por exemplo, leve o seu lixo até o local indicado e faça o descarte correto em cada uma das lixeiras.

 

Essas são medidas simples que todos podem tomar, sem necessidade de fazer investimento monetário. Não há impedimentos, basta querer! Vamos juntos fazer do mundo um lugar melhor? 😉

GOSTOU DESSA MATÉRIA?

Compartilhe com os amigos! Acompanhe-nos no Facebook para receber mais dicas e novidades. E não se esqueça de sempre visitar o nosso blog, que está em constante atualização.

 

Até a próxima!

Certificados e Prêmios



Realizações Cemara
Realizações Cemara
Realizações Cemara
Realizações Cemara