Como fazer um jardim bonito em espaço pequeno?

5 de abril de 2020 | Por cemara

Falta de espaço e orçamento baixo não são desculpas para não ter um jardim em sua residência. Com dicas simples e de fácil aplicação, é possível adaptar um espaço de modo que fique agradável e moderno. Confira essas dicas da Cemara Loteamentos para fazer um jardim para chamar de seu!

PREPARE O ESPAÇO

Antes de iniciar, defina onde será construído o jardim. Observe os espaços externos da casa e identifique onde ficará mais atrativo para toda a família. Não se esqueça de tomar o devido cuidado para evitar que os animais de estimação tenham acesso e danifiquem o jardim. Outro detalhe é escolher um local que tenha iluminação natural, já que, para florir, as plantas precisam de fonte de luz solar.

Após escolher, determine o tamanho do jardim. Para uma boa escolha, pense nas plantas que irá colocar. Algumas espécies precisam de mais espaço que as outras, então pesquise antes de iniciar o projeto.

JARDIM HORIZONTAL OU VERTICAL? OS DOIS!

Uma boa opção para espaços pequenos é unir o jardim tradicional (horizontal) com o vertical. Caso a área escolhida seja uma sacada ou na intersecção de paredes, coloque vasos suspensos. Assim, o ambiente ficará ainda mais agradável e charmoso.

Confira algumas inspirações:

Fotos: Pinterest / Reprodução

PENSE NA MANUTENÇÃO

Mesmo em espaços pequenos, jardins demandam atenção. Contudo, há formas de criar um espaço que precise do mínimo de manutenção possível. Para isso, escolha plantas que precisem de pouca irrigação, como suculentas. Incluir grama – sintética ou real – no solo também é uma forma de disfarçar as folhas que desprendem do vaso e caem ao chão. Isso manterá o espaço limpo e elegante até o dia da limpeza semanal, por exemplo.

DECORAÇÃO CRIATIVA

Além de ser um ambiente gostoso de permanecer, o jardim pode ser um elo de toda a família: uma área propícia para se reunir e construírem algo em conjunto. Uma forma de passar o tempo é engajar todos para reciclarem e criarem materiais que sirvam de decoração criativa para o jardim – assim, além da união familiar, ainda promove a economia para deixar o local ainda mais atrativo.

Pintura de vasos, adaptação de garrafas PET para receber plantas e quadros são algumas das opções que podem ser feitas. Confira!

Fotos: Pinterest / Reprodução

GOSTOU DESSA MATÉRIA?

Compartilhe com os amigos! Acompanhe-nos no Facebook para receber mais dicas e novidades. E não se esqueça de sempre visitar nosso blog, que está em constante atualização.

Até a próxima!

Certificados e Prêmios



Realizações Cemara
Realizações Cemara
Realizações Cemara
Realizações Cemara