DICAS PARA MANTER O INQUILINO EM TEMPOS DE CRISE

31 de julho de 2020 | Por cemara

Construir um imóvel para alugar é um ótimo investimento com retorno garantido – principalmente se o loteamento estiver em ótima localização. Contudo, em momentos de crise, muitos inquilinos podem ter dificuldades de manter o aluguel e rescindir o contrato.

Confira algumas dicas para evitar que isso aconteça!

COMUNICAÇÃO É A MELHOR OPÇÃO

Antes de tudo, esteja preparado para conversar. A comunicação é a melhor ferramenta que você utilizará nos dias atuais. Ter empatia e entender o que o outro está passando é um importante aliado para conseguir negociar o melhor para ambos.

NEGOCIE OS ALUGUÉIS

Caso o inquilino sinalize que está pensando em deixar o imóvel devido ao aluguel, converse com ele. Entenda o que pode ser feito para minimizar os prejuízos – tanto para você quanto para o inquilino.

Existem algumas opções que estão se tornando comum em imobiliárias e negociações diretas entre inquilino e proprietário. Falaremos sobre duas delas:

  • Adiar os pagamentos

Caso você consiga ficar alguns meses sem receber o aluguel e sem ter prejuízos ou complicações financeiras, congele a cobrança. Avalie, junto ao inquilino, se a permanência no imóvel de 1 a 3 meses sem pagar o aluguel o ajudaria a equilibrar as finanças. Esse montante devedor pode ser dividido em suaves prestações no decorrer dos outros meses.

  • Diminuir o aluguel

Ao conversar, pergunte quanto seria um “valor justo” para o momento – ou seja, quanto o inquilino consegue pagar. Às vezes, é melhor ter uma renda contínua oriunda do aluguel 30% mais barato pelos próximos 3 meses do que zerá-la, não é mesmo?

CONSIDERE O HISTÓRICO DO INQUILINO

Antes de escolher uma das alternativas acima, tenha em mente o histórico do inquilino. Aqueles que estão há meses sem nenhuma incidência como: atraso de aluguel, depredação do imóvel ou maiores “dores de cabeça”, devem ter prioridade e uma atenção especial – desde que seja um acordo viável para os dois lados.

LEMBRE-SE: NINGUÉM NUNCA PASSOU POR ISSO ANTES

É normal ficar nervoso e com medo dos próximos meses – afinal, nenhum de nós passou por algo parecido com a pandemia do Covid-19. Tenha calma, respire fundo e mantenha os cuidados para evitar contrair a doença.

Além disso, não tenha medo de errar. Por isso, priorize a comunicação aberta com o inquilino, para achar as melhores alternativas para todos passarmos por isso: com tranquilidade e o mínimo de prejuízos possíveis.

GOSTOU DESSA MATÉRIA?

Compartilhe com os amigos! Acompanhe-nos no Facebook para receber mais dicas e novidades. E não se esqueça de sempre visitar o nosso blog, que está em constante atualização.

Até a próxima!

Certificados e Prêmios



Realizações Cemara
Realizações Cemara
Realizações Cemara
Realizações Cemara