Como cobrar o aluguel atrasado e manter o bom relacionamento?

5 de janeiro de 2020 | Por cemara

Investir na compra de terreno, construção da casa e torná-lo um empreendimento é extremamente lucrativo. Algumas vezes, no entanto, alugar a residência causa alguns desafios. O pior deles, sem dúvida, é saber lidar com o atraso no pagamento.

Ninguém quer ficar sem receber, mas a grande maioria das pessoas não atrasa o pagamento à toa. Cabe ao proprietário equilibrar a emoção e a razão para conseguir driblar os problemas, fazer a cobrança e manter um bom relacionamento com o inquilino.

Pensando nessa delicada questão, a Cemara preparou dicas práticas para ajudar você a cobrar o aluguel sem indisposições. Confira!

DICA 1: ENVIE NOTIFICAÇÕES DE ATRASO

Ao notar um atraso, aguarde de 2 a 3 dias para enviar a notificação. O tom de voz deve ser leve e a mensagem composta como um lembrete, não ameaça. Evite enviar por um canal que o inquilino não esteja acostumado a receber. Se normalmente manda mensagens por e-mail, faça a notificação pelo mesmo canal, nunca por um que ele não esteja acostumado ou tenha autorizado previamente.

DICA 2: CONSIDERE O HISTÓRICO DE PAGAMENTO

Caso tenha mais que um empreendimento, é necessário ter o controle das finanças e entender o histórico de cada inquilino. Alguém que sempre pagou adiantado e pela primeira vez atrasa, certamente não é por descaso. Tenha empatia, paciência e compreensão ao entrar em contato.

DICA 3: JUROS APENAS EM ÚLTIMO CASO

Vale a pena se indispor com um inquilino por atraso de um dia? Seja compreensível e evite a cobrança de juros em casos que podem ser relevados sem gerar prejuízo.

DICA 4: JAMAIS COBRE ALÉM DO ACORDADO

Em caso de multa, nunca cobre acima do que foi o combinado. A dica vale também para o reajuste anual do aluguel.

DICA 5: TORNE-SE UM PONTO DE APOIO

É muito mais fácil ter uma conversa sem causar problemas quando você já está acostumado a conversar com alguém. Isso não quer dizer que é necessário ser amigo do inquilino, mas também não é bom aparecer apenas para fazer comunicados oficiais – como reajuste no aluguel e renovação de contrato, por exemplo.

Nutra uma relação com o inquilino. Por exemplo, ao alugar um imóvel para alguém que está mudando para a cidade, envie esporadicamente mensagens com dicas sobre o que fazer no bairro, locais bacanas e também pergunte se a pessoa se adaptou bem à cidade. Deixe seu contato à disposição para caso precise de indicações, como médicos, dentistas ou até mesmo supermercados.

Assim, você se torna um ponto de apoio e, quando precisar cobrar o aluguel, será muito mais fácil e rápido, sem causar prejuízos.

Após aprender como cobrar o aluguel, leia também:

Quer tornar-se um empreendedor e fazer um negócio extremamente lucrativo e de baixo risco? Compre terrenos! Os conteúdos abaixo podem ajudar você na escolha de qual local investir, confira:

A SOLIDEZ DE BRAGANÇA PAULISTA QUE ATRAI NOVOS INVESTIMENTOS

Oportunidade: terrenos em Bragança Paulista, últimas unidades do Loteamento Sol Nascente!

CAMPINAS: INVESTIMENTO OPORTUNO EM UMA REGIÃO MUITO PROMISSORA

Oportunidade: terrenos à venda em Campinas, excelente localização!
Conheça o Jardim das Mangabeiras.

Certificados e Prêmios



Realizações Cemara
Realizações Cemara
Realizações Cemara
Realizações Cemara