Como instalar tomadas? Confira método simples e eficaz!

26 de março de 2020 | Por cemara

Instalar tomadas é um mistério para você? Descubra o passo a passo para fazer a instalação de forma simples e eficaz com as dicas da Cemara Loteamentos!

DESLIGUE A ENERGIA

Antes de iniciar, desligue o disjuntor. A medida evitará acidentes e garantirá mais segurança e conforto para a instalação. Nunca inicie o processo antes de ter certeza que a energia está desligada.

REMOVA A PEÇA ANTIGA

Utilizando uma chave philips, retire os parafusos da tomada antiga. Faça o mesmo processo com a capa protetora. Você notará que os fios estão conectados aos bocais internos da tomada. Utilize a chave mais uma vez para desparafusar e soltar os fios. Fique atento à instalação antiga: cada fio tem um local certo e deverá respeitar essa definição posteriormente, na hora da instalação.

VERIFIQUE A FIAÇÃO

Observe os cabos. A ponta está desgastada ou cortada? Então elimine-a! Use um alicate universal para a tarefa. Não se esqueça de desencapar o pedaço que será ligado aos bocais, mas atenção: ele deve respeitar o limite de, no máximo, 1 cm. Em hipótese alguma desencape e deixe exposto todo o fio, pois pode causar acidentes e até mesmo uma pane elétrica.

LIGUE OS FIOS

Com a tomada nova em mãos, chegou a hora de preparar a peça para fazer a instalação. Ligue os fios da forma como estavam conectados anteriormente.

Caso você esteja fazendo uma instalação sem ter referências anteriores, confira as seguintes dicas:

Normalmente, cada fio tem uma cor específica, de acordo com a norma ABNT. São eles: azul claro (fio neutro), verde ou verde com amarelo (fio terra) e vermelho, preto ou marrom (fase).

Foto: Elétrica DW / Reprodução

Siga o passo a passo:

  • 1º Ligue o fio terra (verde ou verde com amarelo) no pino do meio da tomada.
  • 2º Fixe o fio fase (vermelho, preto ou marrom) por um lado e o fio neutro (azul) no lado oposto. (OBS: se algum pino tiver a inscrição da letra N em relevo, coloque o fio neutro nele e deixe o lado oposto para o fio fase).
  • 3º Parafuse os fios bem apertado, para garantir que não soltem.

Atenção: no momento da instalação, não deixe que os fios desencapados encostem. Faça tudo com muita atenção e cuidado.

FINALIZE A INSTALAÇÃO

Após terminar a instalação dos fios, coloque a tomada no espaço e fixe-a na parede com os parafusos. Em seguida, coloque a placa de acabamento para finalizar.

Agora é só religar o disjuntor e pronto, está feito!

GOSTOU DESSA MATÉRIA?

Compartilhe com os amigos! Acompanhe-nos no Facebook para receber mais dicas e novidades. E não se esqueça de sempre visitar nosso blog, que está em constante atualização.

Até a próxima!

 

Certificados e Prêmios



Realizações Cemara
Realizações Cemara
Realizações Cemara
Realizações Cemara