Tudo que você precisa saber para construir uma piscina em sua casa

18 de janeiro de 2020 | Por cemara

O verão chegou! E, com ele, o calor. Nessas horas, nós sempre desejamos uma piscina para curtir o fim de semana e refrescar, não é mesmo? Pois saiba que é possível realizar mais este sonho! Confira tudo que você precisa saber para construir uma piscina em sua casa!

É MUITO CARO PARA CONSTRUIR E MANTÊ-LA?

Trata-se de um investimento. A construção da piscina valorizará o imóvel, mas demanda investimento inicial. Não há como definir com exatidão o valor da construção, pois o preço irá variar de acordo com o material escolhido, modelo da piscina e número de profissionais envolvidos.

DICA: Para economizar, evite piscinas com formatos redondos, pois precisam de mais material e dão mais trabalho para a construção, o que pode encarecer o projeto e a execução.

A piscina precisa de atenção. É necessário limpá-la sempre, realizar a troca de areia do filtro e ficar de olho nos níveis de cloro e pH da água. Tudo isso é trabalhoso, mas é possível ser feito por você mesmo. Contudo, há quem prefira contratar uma empresa ou profissional especializado na limpeza, o que também demandará investimento mensal para manutenção.

PISCINA EM SUA CASA: CONHEÇA OS TRÊS PRINCIPAIS TIPOS

Vinil: entre as três opções mais comuns, esta é a mais econômica, pois dispensa a necessidade de impermeabilização e revestimento, além de ter a manutenção extremamente facilitada por ser um material fácil de limpar. A desvantagem é a fragilidade do produto, que facilmente pode ser danificado em consequência de altos níveis de cloro ou queda de objeto cortante na água.

Fibra de vidro: fácil e rápida para ser instalada, essa opção tem o gasto intermediário. O material é mais caro, porém mais resistente que o vinil. Por ter uma superfície lisa, não acumulam fungos ou bactérias e são fáceis de limpar. A desvantagem é a impossibilidade de criar formatos mais ousados, já que a fibra não é muito maleável.

Concreto e alvenaria: a opção mais cara dentre as três, mas que possui maior variação de formatos. Necessita de mão de obra altamente especializada para ser construída. Desvantagem: por precisar de manta asfáltica para evitar rachaduras e vazamentos, o preço é bem elevado em comparação às duas outras opções.

TESTE DE SOLO E TERRENO

A área para a construção deve ser analisada com cuidado. Peça a um profissional especializado que faça o teste de solo antes de iniciar o projeto. Somente com o aval do profissional, inicie. Isso economizará dinheiro e muita dor de cabeça.

O terreno escolhido deve ser banhado pelo sol na maior parte do dia. Escolha o local onde terá privacidade, longe do olhar de vizinhos. Se possível, evite a construção perto de árvores, pois no outono a queda de folhas na piscina aumentará a necessidade de limpeza – ou seja, mais trabalho e/ou gastos.

FREQUÊNCIA INDICADA PARA MANUTENÇÃO

Existem vários requisitos na manutenção de uma piscina. Essas tarefas demandam periodicidade diferente: como a troca de água, medição do pH, e limpeza interna e externa. É necessário manter um planejamento bem organizado e evitar longo tempo sem fazer manutenção. O filtro deve ser constantemente analisado, a troca de água é recomendada bimestralmente e a limpeza da piscina deve ser, no máximo, semanalmente. Contudo, cada caso é um caso. Se a sua piscina é constantemente utilizada, o tempo entre uma manutenção e outra será menor. O ideal é sempre ficar atento e pedir a ajuda de toda a família para manter a piscina sempre limpa e em funcionamento.

ACESSÓRIOS

Alguns itens são essenciais para ajudar você na manutenção da piscina. A escadinha na borda é um item de segurança e também evita que todos entrem pulando, o que, com o tempo, pode desgastar a piscina, caso ela seja feita em vinil, por exemplo. Outro acessório essencial que irá ajudar você na limpeza é a capa para piscina. Com ela, você mantém a piscina segura e também evita que a sujeira e folhas caiam na água.

GOSTOU DESSA MATÉRIA?

Compartilhe com os amigos! Acompanhe-nos no Facebook para receber mais dicas e novidades. E não se esqueça de sempre visitar o nosso blog, que está em constante atualização.

Até a próxima!

Certificados e Prêmios



Realizações Cemara
Realizações Cemara
Realizações Cemara
Realizações Cemara