Transforme uma lâmpada queimada em um lindo item de decoração!
Uma lâmpada queimada não tem mais utilidade, certo? Errado! Nós ensinamos você a transformá-la em um lindo item de decoração. É simples, barato e você mesmo pode fazer, confira como!
Você é uma pessoa que ama plantas, mas não tem espaço físico para encher o lar de plantinhas? Ou então não tem tempo para dedicar-se aos cuidados essenciais que são necessários a um vaso de flor ou um bonsai? Então essa matéria é para você!
Foto: Dailydoityouself / Divulgação
Hoje, ensinaremos a preparar um terrário: um lindo item de decoração para apartamentos ou casas menores!
MAS AFINAL DE CONTAS, COMO TRANSFORMAR UMA LÂMPADA QUEIMADA EM UM TERRÁRIO?
Antes de mais nada, o que é terrário? Trata-se de um minijardim elaborado dentro de um recipiente – seja aberto ou fechado. Normalmente, é feito em um refratário de vidro ou cerâmica.
Na opção aberta, é necessário regar de tempos em tempos, visto que há a evaporação da água. Já em um ambiente fechado, é construído um ecossistema próprio: onde a evaporação da água retorna em forma de umidade e microgotículas que regam as plantas. Esta segunda opção é a que abordaremos hoje de forma prática e simples, dentro de uma lâmpada!
O QUE EU PRECISO PARA FAZER?
Antes de iniciar, veja se você tem em mãos todos os materiais necessários. São eles:
- Lâmpada queimada
- Pedra
- Alicate de ponta
- Chave de Fenda
- Papel
- Seringa ou canudo
- Pinça longa
- Óculos e luvas de proteção
- Cascalho, areia, terra e/ou musgo ou suculenta que deseja
É possível utilizar diversos materiais para incluir no terrário, mas deve-se ter o cuidado de não misturar plantas que precisam de ambiente úmido com outros que não precisam.
CONFIRA O PASSO A PASSO!
- Coloque a luva para proteção. Dê preferência para luvas próprias para utilizar ferramentas – de borracha. Caso não tenha, pode utilizar de luvas de lã grossa: o objetivo é proteger a mão na utilização do alicate.
- Vire a lâmpada de ponta cabeça. Com o alicate, remova a parte preta da base da lâmpada. Faça esse procedimento dentro de uma caixa ou com pano por baixo, pois há o rompimento de uma pequena parte de vidro – o que pode causar a queda de pequenos cacos de vidro.
- Após remover a parte preta, utilize o alicate para retirar a parte interna da lâmpada. Note que o bocal ficará intacto e vamos mantê-lo assim até o final do terrário.
- Neste momento, iremos definir como o terrário ficará em pé. Iremos colocar encostado em uma pedra? Com uma base oval embaixo? Use sua criatividade e escolha o melhor “apoio” para o seu item de decoração. Há também a possibilidade de fazer terrários suspensos – o que não irão depender de apoio, mas sim de fios de nylon para fazer a suspensão. Veja alguns exemplos:
Fotos: Conecta FG / Divulgação
- Para fixar a lâmpada no apoio, utilize cola quente.
Agora, iremos preencher a lâmpada. Com a folha de papel, faça um funil e coloque dentro da lâmpada – passando pelo bocal, onde anteriormente você retirou a parte preta.
Foto: Conecta FG / Divulgação
- Utilize o funil para incluir areia e terra. Utilize a chave de fenda para arrumar os materiais dentro da lâmpada.
- Para concluir, coloque os musgos, plantas ou suculentas – de acordo com o seu gosto. Vale lembrar que não devemos misturar plantas que gostam de ambientes úmidos com aquelas que não. Com o canudo (ou seringa), coloque algumas gotas de água dentro da lâmpada.
- Por fim, utilize um pedaço de madeira ou rolha para tampar a lâmpada.
- Pronto, seu terrário está pronto para enfeitar o seu ambiente!
Confira alguns modelos prontos para se inspirar! As fotos são de divulgação do Pinterest:
GOSTOU DESSA MATÉRIA?
Compartilhe com os amigos! Acompanhe-nos no Facebook para receber mais dicas e novidades. E não se esqueça de sempre visitar o nosso blog, que está em constante atualização.
Até a próxima!