TIPOS DE LÂMPADA PARA CADA AMBIENTE

9 de agosto de 2016 | Por admin

Fluorescentes

Lâmpadas fluorescentes

Divulgação LabLuz

Lâmpadas fluorescentes

Divulgação LabLuz

São as lâmpadas ideias para quem deseja unir qualidade à economia, pois consomem baixa energia comparada às incandescentes e halógenas, economizando até 80%.

Modelos

  • Tubulares: Lâmpadas que produzem luz pela passagem da corrente elétrica através de um gás ou vapor contido em seu interior, disponibilizadas em formato tubular. Destacam-se pela longa vida útil e altas potências e não esquenta proporcionando uma iluminação mais intensa e uniforme.
  • Compactas: Esse formato de lâmpada possui um reator integrado com dimensões reduzidas e, em sua maioria, é desenvolvido em forma de espiral ou tubular de 2 ou 3 voltas para facilitar o uso. Sua aplicação é muito comum em residências por sua praticidade, alta taxa de economia, que pode chegar a até 80%, e longa vida útil.

Vida útil

8000h

Temperatura de cor

Geralmente é branca, mas existem modelos amarelados – 3000 K (tubulares) e 6500 K (compactas).

Ambientes mais usados

Este tipo de lâmpada é indicado para abajures, luminárias, lustres, miniarandelas, além de ambientes residênciais e comerciais, como cozinhas, banheiros, escritórios, garagens, armazéns ou depósitos.

Incandescentes

Lâmpadas incandescentes

Divulgação LabLuz

É o tipo de luz mais comum. Suas vantagens são o baixo custo, boa reprodução de cores e não necessitam de equipamentos auxiliares. Mas, por dissiparem apenas 5% em luz e 95% em calor, consomem muita energia.

Os seus modelos estão em processo de banimento imposto pelo Governo Federal, com previsão para saída total até o final de 2016.

Temperatura de cor

Amarela – 2500 K

Vida útil

1000h

Ambientes mais usados

Utilizados em todos os ambientes no geral, com destaque para quartos, salas e locais que requerem uma iluminação mais dramática.

Halógenas

Lâmpadas Halógenas

Divulgação LabLuz/Philips/Gaya

As lâmpadas halógenas proporcionam uma iluminação difusa e brilhosa, além de possuírem o índice real de cor (IRC) de 100%. Por gastarem até 30% menos do que as lâmpadas incandescentes, possuem maior vida útil e eficiência energética.

Modelos

  • Palito (100w a 300w): conhecido como “lâmpada de duplo contato” por sua estrutura fina e a presença de duas bases, que conferem versatilidade de aplicações. Deve preferencialmente ser utilizada em posição horizontal.
  • PAR (20, 30 e 38w): Embutidas em um vidro que permite maior dispersão luminosa, as lâmpadas PAR possuem foco mais aberto e esquentam menos que os modelos AR.
  • Dicróica (20, 35 e 50w): Este modelo é utilizado quando se quer dar destaque a objetos ou a determinada área, pois possuem uma iluminação direta e focal.
  • AR (48, 70 E 111w): São lâmpadas de spot com foco fechado de 8 a 24 graus. Recomendadas para ambientes grandes, pela forma como esquentam e a amplitude da sua iluminação.

Temperatura de cor

Amarelada – 2.800 K a 3.100 K

Vida útil

1000 a 2000 h

Ambientes mais usados

Utilizados em todos os ambientes no geral, com destaque para quartos, salas e locais que requerem uma iluminação mais dramática.

LED

Lâmpadas LED

Divulgação LabLuz

É um componente eletrônico com a mesma tecnologia dos chips de computadores, pois transforma a energia elétrica em luz. Com as lâmpadas LED, praticamente 100% da energia é transformada em luminosidade, dessa forma, possui baixa emissão de calor.

Sua versatilidade decorativa permite inúmeras possibilidades de iluminação, podendo ser utilizadas como focos de luz.

Custo x Benefício

O investimento inicial das lâmpadas LED são superiores aos modelos incandescentes ou fluorescentes. No entanto, o consumidor terá um rápido retorno, uma vez que o baixo consumo de energia será refletido no valor da conta de luz.

Temperatura de cor

Há variedade de cores, mas a temperatura tradicional é 6.000 K em média.

Vida útil

25.000 horas (em média)

Ambientes mais utilizados

O LED é indicado para praticamente todos os tipos de projetos. Por possuir alta eficiência é indicado para locais que demandam grande gasto energético, como fábricas, shoppings centers e comércios em geral.

Néon

Lâmpadas Néon

Divulgação Nards

São lâmpadas de descarga em gás que contêm néon a baixa pressão. Apesar do nome, as luzes de néon nem sempre precisam conter neônio, outros gases nobres podem ser utilizados para dar tonalidades de cores diferentes, como o hélio, que resulta em uma luz amarela e branca, ou o argônio, que dá um tom azulado ou roxo.

Temperatura de cor

Difere-se das outras tecnologias com variedades de cores (à exceção do LED).

Vida útil

6000h.

Ambientes mais usados

Utilizado para iluminações decorativas, principalmente comerciais.

Fibra ótica

Lâmpadas de fibra ótica

FASA Fibra Ótica e Guido Iluminação & Design

É um filamento flexível e transparente utilizado como condutor elevado de luz. Este tipo de lâmpada é ideal para quem quer dar um efeito de céu estrelado. Seu sistema é capaz de gerar variados pontos de luz com uma única lâmpada, o que representa economia de energia.

Temperatura de cor

Está disponível em grande variedade de cores, mas um modelo tradicional é o de 5.000 K (azul).

Vida útil

Pode chegar a 100 mil horas.

Ambientes mais utilizados

Vitrines, contornos arquitetônicos, piscinas, fachadas e outros ambientes que demandam decoração específica com os efeitos característicos da fibra óptica.

Descarga

Lâmpadas de descaga

Divulgação LabLuz

É um dispositivo eletrônico que transforma energia elétrica em energia luminosa. Apresentam vida útil longa e uma economia de energia considerável.

Modelos

  • Vapor de mercúrio: Possui aparência branco-azulada e é utilizada na iluminação de ruas, jardins públicos, postos de gasolina e campos de futebol.
  • Vapor de sódio: Possui aparência alaranjada e é utilizada aeroportos ou estradas.
  • Mistas: Possui aparência branco-azulada e é a combinação das lâmpadas de mercúrio e incandescentes. Pode ser utilizada em jardins, armazéns, garagens, postos de gasolina e campos de futebol.

Vida útil

3.000 a 20.000 horas.

Temperatura de cor

Geralmente brancas, mas existem modelos amarelados.

Ambientes mais usados

Indicada para lugares onde objetos e produtos são expostos, como vitrines e interiores de grandes lojas, e onde o brilho e a vida longa são importantes, como fábricas, estádios e iluminação de ruas.

 

Fontes: O gerente de produtos da OSRAM, Marcos Santos; a arquiteta da LabLuz, Cristiane Veltri; e as empresas Lorenzetti, Telha Norte, Led Gold, e Gaya.

Certificados e Prêmios



Realizações Cemara
Realizações Cemara
Realizações Cemara
Realizações Cemara