Smart Cities: mais qualidade de vida para o futuro

21 de novembro de 2018 | Por cemara

Neste mês, comemoramos o Dia Mundial do Urbanismo. Graças às novas tecnologias, as novidades que surgem ao redor do tema têm trazido benefícios a favor das pessoas e do modo como vivem.

Um dos assuntos do qual muito têm se falado são as cidades inteligentes. Você já ouviu falar sobre as smart cities? Elas utilizam energia limpa, reaproveitam a água, tratam o lixo, compartilham produtos, serviços e espaços, se deslocam com facilidade e usufruem de serviços públicos de qualidade. Além disso, as cidades inteligentes criam também laços culturais que unem seus habitantes, propiciam desenvolvimento econômico e melhoria da qualidade de vida.

Parece um futuro distante, mas ele pode estar mais próximo do que imaginamos! Em busca do conceito Smart City, cidades de todo o planeta irão investir entre US$ 930 bilhões e US$ 1,7 trilhões ao ano até 2025. Porém, mais do que investimentos, a cidade também irá precisar de iniciativas inteligentes do poder executivo e legislativo.

Fóruns mundiais, como o Smart City Business America, têm se reunido para apontar soluções e oportunidades de negócios no mercado. O objetivo é que as cidades promovam ideais como inclusão, aproximação, conectividade, relacionamento e compartilhamento. O conceito aborda, também, a verticalização das cidades, com práticas sustentáveis e encurtando distâncias com soluções inteligentes de transporte, com o carro deixando de ser sonho de consumo; e uma transformação legislativa.

As novas tecnologias vão permitir, ainda, que as pessoas possam trabalhar em casa, além de não precisarem se deslocar para adquirir o básico ou resolverem problemas burocráticos. Também terá o fim de prédios comerciais como conhecemos. Já os prédios residenciais ganharão novos conceitos e funcionalidades.

Assim, os próximos anos serão de transformações nos grandes centros urbanos. O conceito das Smart Cities tem ganhado força em todos os continentes e, em breve, seus benefícios estarão presentes em nossas vidas, apostando na inclusão, em soluções compartilhadas e em serviços públicos eficazes, e a oportunidade de viver em uma sociedade ideal.

FONTE: AECweb

Certificados e Prêmios



Realizações Cemara
Realizações Cemara
Realizações Cemara
Realizações Cemara