Riopreto Shopping Fashion começa hoje

16 de outubro de 2014 | Por admin

rio preto fashion 2

A moda estará em evidência de hoje a sábado, em Rio Preto, num evento democrático e diversificado, que reúne desfiles, palestras, workshops, oficinas e exposições: o Riopreto Shopping Fashion. Toda a programação é gratuita e, para participar, basta ir ao Riopreto Shopping, o palco das atividades.
Considerado o maior do gênero na região Noroeste Paulista, o evento promete surpreender o público com a diversidade e as possibilidades da moda, segundo o produtor Kurlan Rogo, organizador dos desfiles.

“Os destiles levarão mais tendências, que já estão nas vitrines das lojas, para o consumidor final; os workshops causarão ainda mais interação para quem vivencia moda; as exposições contam a história da moda; e as palestras formam e informam quem gosta, quem vive ou quem ainda está se familiarizando com o mundo fashion”, diz ele, que é especialista em desfiles em shoppings. Rogo observa que a tendência mais forte que estará na passarela é o estilo boho – uma mistura de hippie chic com boêmio, dando um ar vintage nas produções.

“São muitas blusas tipo bata, saias longas, vestidos de tecidos bem leves e esvoaçantes, botinhas tipo country, excesso de colares, pulseiras e anéis, shorts curtos e desbotados. Um estilo cheio de personalidade e superconfortável.” Os desfiles apresentam as coleções primavera/verão 2015, no estilo “Fashion Out”, ou seja, começam na passarela e depois se estendem para os corredores do shopping, atingindo o maior número de consumidores possível.

“Essa tendência, adotada em desfiles de grandes marcas internacionais, causa impacto e vendas imediatas, por levar o look para perto do consumidor final”, diz Rogo. Serão cinco desfiles por dia (ao meio-dia, às 14, 16, 18 e 20 horas), com início na moderna estrutura montada na Praça 3, espaço que concentra a maioria das atividades do evento. Cerca de 50 modelos, da agência André Pereira Models, estarão na passarela nestes três dias.

O produtor conta que o universo da moda – e toda a diversidade que ele comporta – será explorado por meio da cenografia, que mistura o tom nude, ” um clássico da moda”, com a tecnologia e a alta definição do LED. As modelos sairão de uma porta de 3,80 metros de altura por 2,40 de largura, com projeções abstratas e relacionadas à moda. Toda a iluminação será feita por meio de 70 canhões de LED.

Na abertura de cada desfile, haverá uma apresentação musical baseada no clássico “Mamma Mia!”, que marcou época quando foi lançado, em 1999, ditando moda. “Hoje, a moda é totalmente globalizada, não existe mais limites, e Rio Preto é uma cidade referência em moda no interior paulista. As pessoas daqui são superantenadas, superousadas, e sempre buscam o que há de mais atual em moda. Para se ter ideia, as lojas de departamentos daqui são umas das únicas a receberem coleções Fast Fashion de estilistas famosos. No Riopreto Shopping, por exemplo, quando isso acontece, tem filas enormes de pessoas interessadas nessas novidades”, fala o especialista.

Sergio Isso
Clique para ampliar.
Peças restauradas e outros itens ficam expostos até o dia 26 Exposição traz figurinos de Ney Matogrosso

Realizado pelo Riopreto Shopping Center, o evento conta com a parceria do Senac Rio Preto, responsável pelas palestras, workshops e exposições. Um dos destaques dessa programação é a mostra “Figurinos de Ney Matogrosso: doação, memória e parcerias de uma coleção”, na Praça 1 de Eventos, até o dia 26. A mostra tem curadoria de Cristiane Camizão Rokicki e Ângela Regina Lopes Leal, e foi criada exclusivamente para o Riopreto Shopping Fashion 2014.

Trata-se de uma espécie de recorte da exposição “Cápsula do Tempo: identidade e ruptura no vestir de Ney Matogrosso”, com curadoria do carnavalesco Milton Cunha, aberta em 2012, no campus Santo Amaro do Centro Universitário Senac, em São Paulo. A primeira contou com aproximadamente 30 figurinos, selecionados entre as 220 peças doadas pelo cantor para a instituição. Agora, esse recorte apresenta a Rio Preto e região 12 figurinos restaurados pelo Senac, em manequins especialmente fabricados com as medidas e feições do cantor.

Objetos originais, como sapatos, colares e outros adereços usados pelo artista em shows e apresentações também estão expostos. Segundo Cristiane, uma das curadoras, a mostra faz uma retrospectiva, reunindo peças usadas por Ney desde sua fase com o Secos & Molhados, de 1973, até a turnê “Beijo Bandido”, encerrada em 2012, com figurino do estilista Ocimar Versolato.

“São peças únicas, originais, algumas criadas pelo próprio Ney”, diz. Ela acrescenta que os figurinos doados ao Senac pelo artista ficam acondicionadas na reserva técnica do Espaço Ney Matogrosso, no campus Santo Amaro, com ambientação adequada. Em Rio Preto, a montagem da exposição teve um trabalho minucioso. Em todo manuseio das peças, por exemplo, luvas foram utilizadas.

Hoje, as curadoras fazem a palestra de abertura do Riopreto Shopping Fashion, às 13 horas, na Praça 1 de eventos, com o tema “Identidade e Ruptura no Vestir de Ney Matogrosso”. Outro destaque da programação é o estilista Fause Haten, que hoje estará à frente da outra palestra da programação, às 17 horas, na Praça 3. Ele fala ao lado de Roseli Duque, sócia-proprietária da Guilherme Duque e vice-presidente da Associação de Joalheiros de São Paulo.

Eles vão abordar a necessidade de experimentar, provocar e permitir na moda contemporânea. A programação completa do Riopreto Shopping Fashion pode ser conferida em www.riopretoshopping.com.br.

Fonte: Diario Web 

Certificados e Prêmios



Realizações Cemara
Realizações Cemara
Realizações Cemara
Realizações Cemara