Rio Preto comemora 166 anos em 5º lugar no ranking de longevidade

23 de março de 2018 | Por cemara

CEMARA_JOB_0333_18_POST_19_03_MATERIA_EMPREENDIMENTO

São José do Rio Preto (SP) tem ainda mais motivos para comemorar seus 166 anos nesta segunda-feira (19) após a divulgação de que a cidade é a quinta mais bem preparada para pessoas acima de 60 anos, segundo o Índice de Desenvolvimento Urbano para Longevidade (IDL).

Foram pesquisados 150 municípios brasileiros em 2017 pelo Instituto de Longevidade Mongeral Aegon e a cidade se destaca nas categorias de saúde, lazer, infraestrutura e segurança.

Rio Preto surgiu no século 19 quando João Bernardino de Seixas Ribeiro mobilizou e liderou produtores rurais e trabalhadores para a construção de uma capela, onde, atualmente, está a catedral de São José, no centro da cidade.

Ao redor da capela surgiu o povoado, fundado em 19 de março de 1852 como distrito de Jaboticabal. A partir de então, São José do Rio Preto tem mais de 450 mil habitantes, de acordo com a estimativa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2017 e é considerada referência nacional em saúde, educação, e qualidade de vida.

Ranking de categorias que São José do Rio Preto se destaca

Hospitais Rio Preto é a cidade com maior número de hospitais filiados a escolas médicas para cada 100 mil habitantes.
Enfermagem Há um profissional de enfermagem para cada mil habitantes.
Lazer Rio Preto é o nono município com o maior número de salas de cinema para cada 10 mil habitantes.
Infraestrutura 10º A cidade tem bom desempenho no acesso à rede de esgotos e ocupa a 10ª posição na lista dos 150 municípios analisados pelo IDL.
Segurança 10º São José do Rio Preto é uma das dez cidades com menor número de homicídios por arma de fogo a cada 100 mil habitantes.

 

Certificados e Prêmios



Realizações Cemara
Realizações Cemara
Realizações Cemara
Realizações Cemara