Sonho da casa própria – Planejamento Financeiro Familiar

5 de julho de 2011 | Por cemara

Sempre foi e sempre será um grande desejo de toda família ter a casa dos seus sonhos! Porém, para isto é preciso ter uma boa administração financeira familiar. Não é impossível, mas exige de todos um bom senso para adequar os recursos existentes.

O importante é realizar uma planilha mensal de todos os gastos da família, classificá-los quanto a suas prioridades, como alimentação, despesas de água e luz, convênio médico, despesas com farmácia, entre outros. Dentro destas classificações destacar quais são imprescindíveis e quais são supérfluos.

Adquirir um imóvel é um excelente investimento atualmente, porém, deve ser feito com muita cautela para que a família não se torne inadimplente, por isso mais uma vez dizemos que o planejamento familiar se faz necessário, para que no meio do processo não hajam contratempos.

Hoje o mercado imobiliário está muito aquecido, existem muitas ofertas, seja para pagamento a vista ou através de vários financiamentos bancários, mas nas duas opções requer das famílias o controle orçamentário doméstico. O pagamento a vista exige das famílias a habilidade de poupar recursos visualizando uma aquisição no futuro, essa é uma das melhores estratégias a serem feitas se possível, pois o valor poupado quando aplicado possui rentabilidade e também há um ganho na aquisição de um imóvel a vista com um processo de negociação por meio de descontos. Quanto a aquisição de imóvel através de financiamento bancário, o valor da parcela não deve ultrapassar 30% da renda familiar, assim como a família deve se prevenir, se possível, com uma pequena reserva para eventuais dificuldades que possam existir no meio do caminho (pois os financiamentos são de longo prazo, chegando alguns a até 30 anos), como um desemprego temporário por exemplo.

Este tipo de planejamento é muito importante e válido para qualquer família e para qualquer renda, pois os imóveis possuem valorização em média anual de 20%, principalmente em nossa região, RMC – Região Metropolitana de Campinas, na qual a economia encontra-se muito aquecida, com diversas indústrias de grande porte aqui instaladas. Não existe uma aplicação financeira hoje que possua esta rentabilidade, além claro da família conseguir realizar o tão DESEJADO SONHO DA CASA PRÓPRIA!

Certificados e Prêmios



Realizações Cemara
Realizações Cemara
Realizações Cemara
Realizações Cemara