Piso quente ou piso frio: qual é a melhor opção?

25 de julho de 2022 | Por cemara

A escolha dos acabamentos é um momento importante na construção da casa dos seus sonhos. Afinal, além da diferença na estética, a escolha do piso errado pode resultar em manutenções, gastos e dor de cabeça. Saiba mais sobre as principais diferenças entre o piso quente e o piso frio, os cuidados com cada um e algumas dicas para escolher a melhor opção para sua casa!

Escolher o piso adequado para cada ambiente pode trazer mais conforto e praticidade para sua casa.

 

Piso quente

O piso quente faz pouca troca de calor com o ambiente, tem praticamente a mesma temperatura que o meio e traz conforto térmico nas épocas mais frias do ano. Entre as opções mais comuns estão madeira, carpete, vinílico, taco e laminado.

Piso frio

Já o piso frio tem grande troca de calor com o ambiente, fazendo com que haja variação de temperatura entre eles. Esses pisos trazem mais frescor e a sensação de temperaturas mais agradáveis, principalmente em épocas quentes do ano. As alternativas mais comuns são cerâmicas, porcelanato, cimentício, granito, mármore e pedras naturais.

Como é a manutenção?

A limpeza é simples nos dois casos. Para piso quente, é indicado usar aspirador de pó e pano úmido com um líquido que seja específico para esse tipo de superfície. É importante nunca usar materiais abrasivos, cortantes, esponjas de aço ou ceras. No caso do piso frio, pode-se usar um pano úmido e, quando necessário, detergente diluído em água.

Piso quente ou piso frio: qual é a melhor opção?

Não é uma escolha fácil de ser feita, mas separamos alguns tópicos que podem te ajudar nessa tarefa:

  • Estilo do ambiente: para decorações mais rústicas ou requintadas, é mais indicado o uso de piso quente. Se optar por um ambiente mais clean e minimalista, o piso frio é uma boa pedida;
  • Temperatura da região: em áreas mais quentes ou litorâneas, escolha pisos frios, que podem ser aplicados em qualquer cômodo da casa e usado com tapetes nas épocas mais frias. Mas, se você mora em regiões serranas, o piso quente é a melhor opção;
  • Necessidades do cômodo: se o ambiente for úmido ou tiver contato com água, como cozinhas, banheiros e quintais, é mais indicado optar por piso frio, já que pode ser lavado. Mas, em ambientes secos e mais aconchegantes, o piso quente se adequa melhor.

Agora que ficou mais fácil escolher o acabamento ideal, que tal construir a casa dos seus sonhos? Conheça os produtos da Cemara Loteamentos e descubra qual é a melhor opção para você!

GOSTOU DESSE CONTEÚDO?

Compartilhe com os amigos! Acompanhe-nos no Facebook e Instagram para receber mais dicas e novidades. E não se esqueça de visitar o nosso blog, para ficar por dentro de todas as novidades e atualizações.

Até a próxima!

Certificados e Prêmios



Realizações Cemara
Realizações Cemara
Realizações Cemara
Realizações Cemara