ORGANIZE OS ITENS DE COZINHA DE FORMA PRÁTICA E SIMPLES

14 de maio de 2020 | Por cemara

Prato. Talheres. Copos. Panelas… são inúmeros os itens dentro de uma cozinha que podem ser colocados em diferentes lugares, como gavetas e bancadas. Mas, afinal de contas, como organizar de forma lógica para achar rapidamente os itens quando precisar? Confira nossas dicas!

 

DEFINA PRIORIDADES

Foto: Homify / Divulgação

Antes de iniciar, é necessário definir quais itens são prioritários dentro da cozinha. Pense: o que é mais usado? O que é menos usado? Separe os itens de acordo com a usabilidade. Aqueles que são os mais utilizados devem estar em local de fácil acesso, para garantir mais praticidade.

Normalmente, os itens mais utilizados dentro de uma cozinha são os copos e pratos. Não à toa, são os que estão nos armários de fácil acesso e que não apresentam empecilho para ninguém da casa – como ser alto demais para as crianças alcançarem.

Por outro lado, alguns itens como facas mais afiadas, utilizadas no preparo de alimentos, ficam em ambientes mais elevados. Apesar de ser muito utilizada, a medida é de segurança: para evitar acidentes.

 

ARMÁRIOS PARA LOUÇAS

Armários elevados devem ser separados para itens frágeis, como tigelas e taças – que são de uso mediano. A porta do armário mantém os itens em segurança, evitando quedas que leve as peças aos pedaços.

No entanto, os armários debaixo da pia devem ser separados para panelas. Dessa forma, ficam próximos ao fogão e agilizam o preparo de receitas diversas.

 

GAVETAS PARA ITENS MENORES

Foto: Divulgação / Pinterest

Já as gavetas devem guardar os utensílios menores: como talheres e pegadores. Existem diversos tipos de divisórias para estes itens, que podem ser colocados dentro da gaveta – de todos os tamanhos, materiais e preços.  A dica é escolher um separador que combine com o cabo dos talheres – ou com a decoração do restante da cozinha.

 

BANCADA MINIMALISTA

Já as bancadas também auxiliam na organização da cozinha, mas devem manter uma imagem sóbria – sem acúmulo de itens que pode provocar a poluição visual.

O ideal é colocar poucos utensílios, como cafeteira, algumas xícaras e demais itens utilizados para o café da tarde. O ambiente fica ainda mais requintado se incluir um vasinho de flor – escolha uma das opções de planta que não precisa de luz solar.

 

Com essas dicas simples, sua cozinha ficará ainda mais organizada e facilitará o preparo das refeições! Tem alguma dica de como organizar a cozinha? Compartilhe com a gente, aqui nos comentários!

Até a próxima!

Certificados e Prêmios



Realizações Cemara
Realizações Cemara
Realizações Cemara
Realizações Cemara