Museus de Piracicaba celebram a chegada da Primavera

25 de setembro de 2014 | Por admin

A Primavera dos Museus, realizada pelo Ibram (Instituto Brasileiro de Museus), acontece anualmente no início da Primavera com o objetivo de sensibilizar as instituições museológicas de todo o país e a comunidade para o debate sobre assuntos da atualidade.

Com o tema Museus Criativos, a oitava edição acontece até este domingo (28/09).

Estão inscritos 761 museus e mais de 2.400 eventos, como exposições, visitas guiadas, palestras, exibição de filme, entre outros.

O Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes e o CCMW (Centro Cultural Martha Watts) representam Piracicaba na semana, com atividades diversas durante o mês.

As atividades são gratuitas.

O Museu participará da ação com a exposição Um Museu Feito Para Nós, Por Nós, realizado pelo MIS (Museu da Imagem e do Som) de Campinas e produzida por pessoas com deficiência visual e auditiva.

A mostra é fruto do projeto Proac (Programa de Ação Cultural) e pelo Centro Cultural Louis Braille de Campinas, que apresenta, por meio de fotografias, móbiles e instalações as reinterpretações do acervo do Museu.

A visita monitorada Caminho Prático Vivencial, com a temática da instituição que remete a história de Piracicaba e sua evolução urbana e a vida pública e privada de Prudente de Moraes, está inclusa na programação.

“Essa segunda proposta resolvemos diferenciar. Os visitantes vão interagir mais com os temas propostos pelo Museu, e um educador vai fazer a mediação, abordando as lembranças do espaço”, explicou Renata Gava, diretora do Museu.

No CCMW, a Primavera dos Museus foi antecipada com as atividades da instituição realizadas durante o mês e seguem até o final dele.

Para finalizar a ação, o espaço realiza na sexta-feira uma visita monitorada e um bate-papo com grupo da Universidade Aberta à Terceira Idade da Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba).

“As atividades do CCMW deste mês foram todas integradas a Primavera dos Museus, mesmo ela sendo realizada esta semana. É o quinto ano que celebramos a estação com o Ibram. Na visita monitorada, após os visitantes conhecerem os espaços, vamos conversar com intuito de receber ideias e propostas de meios para ter acesso ao museu”, afirmou Joceli de Fátima Cerqueira Lazier, coordenadora.

SERVIÇO — 8ª Primavera dos Museus. Exposição Um Museu Feito Para Nós e visita monitorada Caminho Prático Vivencial no Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes (Rua Santo Antônio, 641, Centro), de terça-feira a domingo, das 9h às 17h. Entrada gratuita. Informações: 3422-3069. Exposições 8ª Primavera dos Museus e visita monitorada da Universidade Aberta à Terceira Idade da Unimep, no CCMW (Rua Boa Morte, 1257, Centro). Segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

Fonte: Jornal de Piracicaba 

Certificados e Prêmios



Realizações Cemara
Realizações Cemara
Realizações Cemara
Realizações Cemara