Museu Prudente de Moraes em Piracicaba promove contação de histórias com Carmelina Toledo Piza

20 de maio de 2015 | Por admin

Jéssica Souza

Foto: Marcelo Germano/JP

Foto: Marcelo Germano/JP

O Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes promove esta semana contação de história Juntando Sonhos e Retalhos e Sustentabilidade, Ecologia e Histórias, com Carmelina Toledo Piza.

A primeira narração acontece nesta quarta-feira (20/05) às 19h30 e retratará o sentindo de sonhar tanto para crianças quanto adultos, enquanto o segundo encontro acontece nos dias 21 e 22, às 14h30. A entrada é gratuita.

De acordo com a contadora, no encontro de quarta serão narradas seis histórias.

“Teremos a história da Casa da Vó e também do Pássaro Encantado. Vamos rir com o Lobo e os Três Carneirinhos. Vamos viajar com Três Príncipes e Seus Três Presentes. Sonhar com a personagem Iara e aprender a abraçar com o urso Douglas.”

Ela relatou ainda que as histórias contarão com a participação do Quarteto de Cordas Music Center.

“O repertório a ser apresentado é bastante eclético e sempre tentando buscar vários estilos musicais e agradar a todo público.”

Carmelina disse que o tema visa despertar o lado de sonhar e de encantar das pessoas.

“Não só a criança, mas o adulto também precisa desse encantamento, resgatar seu herói adormecido, buscar a criança que está encolhida. As histórias nos levam a um mundo de sonhos e fantasias. Por isso, vamos todos juntar os nossos retalhos de lembranças.”

Na contação Sustentabilidade, Ecologia e Histórias, serão quatro histórias e em cada uma haverá sua metáfora.

“Com certeza vai despertar nas crianças alguns questionamentos sobre a sustentabilidade. Precisamos despertar nelas o respeito e o carinho pelo mundo em que vivemos. Para uma velhice sadia, dependo das minhas atitudes e do despertar consciente sobre esse tema ecologia nas atitudes das nossas crianças”, afirmou.

Os eventos fazem parte da 13ª Semana de Museus e, para a contadora, a data é importante para chamar as pessoas, inclusive as crianças, a conhecer o museu.

“Precisamos levar as pessoas a conhecê-lo, apreciá -lo e fazer ali um ponto de encontro com nossa cultura e nossas memórias. Portanto, estaremos contando histórias. As crianças precisam criar o prazer de visitar os museus”, disse.

Carmelina utiliza vários recursos, como os tecidos, para levar a arte das histórias a crianças, jovens e adultos.

A famosa sacola da contadora carrega ainda pandeiro e outros instrumentos que fazem parte do espetáculo.

Paulista de Tietê, Carmelina veio a Piracicaba aos seis anos.

SERVIÇO — Contação de História com Carmelina Toledo Piza. Quarta-feira, às 19h30. Dia 21 e 22 de maio, às 14h30 no Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes (Rua Santo Antonio, 641, Centro ). Entrada gratuita.

Fonte: Jornal de Piracicaba

Certificados e Prêmios



Realizações Cemara
Realizações Cemara
Realizações Cemara
Realizações Cemara