Loteamentos sustentáveis são tendência em projetos

7 de junho de 2016 | Por nwmidia

Ações da Cemara envolvem do plantio de árvores até o reaproveitamento de matéria-prima na construção

Gruta Dainese recebeu uma atenção especial da Cemara Loteamentos para recuperação de espécies nativas

Gruta Dainese recebeu uma atenção especial da Cemara Loteamentos para recuperação de espécies nativas

 

Por tratarem diretamente com uma extensa lista de recursos naturais do planeta, as empresas do segmento imobiliário têm a missão de adotar práticas sustentáveis que vão além de atender às normas e legislações. Este setor, que representa 9% do PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro, lida com um consumidor cada vez mais exigente e que busca por empresas conscientes e engajadas com a responsabilidade socioambiental.

De olho na questão, a Cemara Loteamentos, sediada em Americana, tem apostado no desenvolvimento de obras sustentáveis, com foco na preservação do meio ambiente. Com projetos de recuperação ambiental, recomposição de vegetação desmatada nos loteamentos, uso de matéria-prima reciclada na construção civil, reaproveitamento de entulhos e manejo de áreas preservadas, a empresa alia sustentabilidade à missão de desenvolver bairros e implantar a infraestrutura necessária para construção de casas e espaços empresariais.

Para realizar as obras de infraestrutura, como guias e sarjetas, pavimentação asfáltica, rede de coleta de esgoto, de distribuição de água e drenagem, rede elétrica e terraplanagem, a empresa faz uso de matéria-prima reciclada da construção civil, reutilizando entulhos de outras obras. “A Cemara está cada vez mais engajada em adotar iniciativas que contribuam para o meio ambiente. Passamos a usar, por exemplo, matéria-prima reciclada em algumas fases da pavimentação dos loteamentos, o que causa menos danos ao ecossistema, já que reutilizamos um material que seria descartado, muitas vezes, de forma errada na natureza”, afirma o diretor Marcos Dei Santi.

 

Bruna-Vieira-768x519

Bruna Vieira acompanhou o plantio de mais de duas mil mudas nativas na recuperação da Gruta Dainese

 

Um exemplo é a obra do CEI (Centro Empresarial e Industrial) Nove de Julho, loteamento empresarial de 750 mil metros quadrados, localizado às margens da Rodovia Anhanguera, em Americana. Para o desenvolvimento do espaço, estão sendo usadas 52 mil toneladas de material reciclado. Além disso, o empreendimento também contempla preservação das matas e nascentes existentes, revegetação de mata ciliar e arborização das vias.

Para a recomposição da vegetação do empreendimento, a Cemara plantou mais de 2.200 mudas de árvores nativas brasileiras na Área de Preservação Permanente do Parque Natural Municipal Gruta Dainese, conhecida na região por sua extensão e beleza natural. “Com o plantio, temos um ganho ambiental muito importante e evitamos que a Gruta Dainese sofra com o depósito irregular de lixo e também contribuímos no combate ao assoreamento dos rios. A escolha das mudas reflete a nossa preocupação em contribuir com a preservação e beleza de um lugar tão importante para Americana”, explica Bruna Vieira, engenheira ambiental da Cemara Loteamentos.

Em consequência do seu planejamento sustentável, a Cemara Loteamentos foi recompensada com o Certificado de Destaque Ambiental – Selo Verde, emitido pelo Jornal do Meio Ambiente do Estado de São Paulo. A premiação reconhece as empresas que mais trabalham para estimular e certificar o compromisso com boas práticas socioambientais, difundindo exemplos que têm como princípio a sustentabilidade, a justiça social e o respeito à vida. “Para a Cemara, a premiação é uma prova de que a empresa respeita todas as leis e regulações referentes à sustentabilidade. Ao mesmo tempo, o certificado mostra que vamos além. Com todas essas ações realizadas por nós, comprovamos que a sustentabilidade está no nosso DNA”, conclui Marcos Dei Santi.

MATÉRIA NO SITE O LIBERAL (FONTE): http://liberal.com.br/especiais/meio-ambiente/loteamentos-sustentaveis-sao-tendencia-em-projetos/ 

Certificados e Prêmios



Realizações Cemara
Realizações Cemara
Realizações Cemara
Realizações Cemara