Loteamento: uma alternativa para organizar as cidades
O desenvolvimento de loteamentos pode proporcionar uma série de benefícios para um bairro. Na prática, empresas que atuam no desenvolvimento destes empreendimentos, como é o caso da Cemara, compram grandes terrenos que são divididos em lotes e depois vendidos para pessoas físicas ou empresas construírem suas casas ou empresas.
Mas antes dos compradores dos lotes iniciarem as obras no espaço, preparamos itens de infraestrutura, como água tratada, rede de energia elétrica, rede de drenagem de águas pluviais, rede coletora de esgoto, iluminação pública, asfalto, guias, sarjetas e arborização de vias. Na prática, desenvolvemos bairros.
As benfeitorias, entretanto, não são limitadas aos moradores do empreendimento. Todos que residem nas redondezas são positivamente afetados, de alguma forma. A urbanização torna a região mais segura para a população local, até pela iluminação e a própria organização do espaço.
Além disso, com a chegada de novos moradores, a economia é estimulada. Em um de nossos empreendimentos localizado em Piracicaba, por exemplo, a estimativa é que 650 novas famílias passem a ocupar a região. É mais gente consumindo e mais oportunidades para comerciantes e empreendedores locais.
Outros aspectos relevantes são as praças urbanizadas e os espaços de integração que compõem a maior parte dos loteamentos, principalmente os abertos – aqueles que podem ser acessados livremente por todas as pessoas. Muitas regiões, inclusive, carecem de áreas de lazer, e os moradores enxergam na chegada de loteamentos uma oportunidade para fazer atividades físicas e ter um espaço, perto de casa, para curtir com a família.
Por fim, mesmo que o nosso foco seja o comprador em busca de um terreno para construção da casa própria, sabemos do nosso importante papel no desenvolvimento das cidades e na melhoria da qualidade de vida das pessoas, diretrizes que passaram a fazer parte da essência de nossa empresa.
Fonte: Jornal Gazeta de Rio Preto