FÉRIAS NA CASA DA VOVÓ!

18 de janeiro de 2016 | Por admin

universo-jatoba-crianca-saudavel5

por Giana Ramos

Nada mais gostoso do que passar as férias na casa dos avós, porém existem regras que os pequenos devem aprender desde cedo para que a boa convivência entre as partes seja agradável e prazerosa. Vou listar algumas coisas que devemos prestar atenção antes de enviar as crianças para o mimo dos avós.

Fugir da rotina de alimentação, horários e tarefas impostas pelos pais é muito bom para desestressar a criança, mas fazer algo que os pais proíbam não deve ser incentivados pelos avós, como por exemplo, jogar algum jogo no computador que seja inadequado para a criança, algo que também é difícil dos avós fiscalizarem por causa da dificuldade digital de muitos idosos.

É importante para a criança saber que até mesmo na casa dos avós existem limites e regras que devem ser seguidos.

Tem algumas tarefas na vida dos netos que só os avós conseguem cumprir, como contar as travessuras que os pais aprontavam quando crianças, essa é uma função muito gostosa de fazer e aproxima os pais dos filhos. A criança que conhece a história da sua família tem exemplos para construir sua própria história.

Cuidado com a sobrecarga – se os avós já tem mais de 70 anos e a criança menos que cinco seria interessante que outra pessoa pudesse acompanhar, pois o cuidado com a criança, com alimentação e organização da casa por vários dias, muitas vezes, sobrecarrega os avós e em vez de ser agradável, torna-se um peso. Se a criança já tiver mais que 10 anos os conflitos das gerações que podem pesar, mas se bem conversados, são tirados de letra.

A criança que passa um tempo com os avós só ganha, pois aprende a entender e amar os mais velhos, também descobre que existem limitações físicas que devem ser respeitadas, e para os avós é uma forma excelente de exercitar o cérebro e o corpo, também de vencer a depressão causada pela falta de atividades.

Apesar de ser férias, e geladeira de vó sempre ter coisas gostosas, é importante planejar financeiramente esse período, pois os pequenos requerem dinheiro para alimentação, passeios e brinquedos, muitas vezes os avós não podem suprir, por isso reserve dinheiro para esses dias. Se a criança for um pouco maior é interessante que ela mesma controle esses gastos, pois assim aprende um pouco sobre finanças também.

Se os avós forem levar os netos para passear ou viajar ajude na programação, na elaboração do roteiro, compra de ingressos, reservas de hotel, enfim, todas essas tarefas são bem simples, facilmente feita pela internet, mas que para um idosos pode tomar horas do dia e gerar muito estresse desnecessário.

Uma última dica também muito importante é: pense na mala do seu filho com roupas suficientes, brinquedos e itens de higiene, opte por brinquedos que os avós conheçam e possam brincar junto, pois assim, aumenta-se a interação entre as duas partes.

É maravilhoso passar alguns dias com os avós, siga essas dicas e permita que seu filho tenha em sua memória as ótimas férias que ele pode ter ao lado das pessoas que o amam, vamos valorizar a família!

Dra. Giana Ramos é graduada em fisioterapia (São Camilo – SP), Especialista em ortopedia e traumatologia (Santa Casa – SP), Especialista em Docência no ensino superior (SENAC – SP). Formação em Reeducação Postural Global e Auriculoterapia – (FENAFITO – SP). Professora do curso de formação de cuidadores de idosos (SENAC – SP), empresária do Centro de Atendimento Especializado (CAESP SAÚDE), gestora do programa de qualidade de vida na terceira idade da Vila Maria Zélia – Belenzinho – SP.

Fonte: Universo Jatobá

Certificados e Prêmios



Realizações Cemara
Realizações Cemara
Realizações Cemara
Realizações Cemara