Entenda a importância do café da manhã

17 de março de 2014 | Por admin

Você tem o hábito de tomar café da manhã? A refeição, tão importante para a manutenção da saúde, é ignorada por até 30% dos brasileiros adultos. Esta refeição auxilia na manutenção de um peso saudável e na prevenção de doenças crônicas não transmissíveis, como diabetes, hipertensão e doenças cardiovasculares.

O café da manhã é ainda mais importante, pois é a primeira refeição do dia após 7 a 8 horas de jejum. Se a pessoa não come no início da manhã, corre o risco de ter uma ingestão excessiva de alimentos bem maior, como um processo de compulsão no final da manhã ou mesmo no almoço, consumindo alimentos altamente energéticos. O fracionamento adequado da alimentação, o que inclui a realização do café da manhã, é um ponto chave para o controle da fome e da saciedade no decorrer do dia.

Crianças que não fazem a refeição apresentam ingestão reduzida de nutrientes como, por exemplo, vitaminas A, E, C, B6, B12, folato, ferro, cálcio, fósforo, magnésio, potássio e fibra alimentar. Os especialistas recomendam que o dia seja composto de quatro a seis refeições diárias, distribuídas em três refeições principais (café da manhã, almoço e jantar), com 15% a 35% das recomendações diárias de energia, e em até três lanches intermediários (manhã, tarde e noite), com 5% a 15% das recomendações diárias de energia.

Mesmo com a escassez de tempo, é possível incluir alimentos de alto valor nutritivo no café da manhã, como o iogurte, por exemplo. O iogurte é um alimento fonte de cálcio (em média 120mg de cálcio a cada 100g), nutriente que exerce papel fundamental na saúde óssea. O consumo de uma porção de iogurte natural por dia oferece 29% da recomendação diária de cálcio. Ele contém proteínas de alto valor biológico e probióticos. Além disso, no iogurte a lactose (açúcar do leite) é parcialmente fermentada pelas bactérias, podendo ser uma alternativa de consumo de um alimento fonte de cálcio por indivíduos com intolerância à lactose.

Segundo a nutricionista, Marcia Vitolo, além do iogurte, outros alimentos como frutas, biscoitos integrais, queijos pasteurizados, bolos simples, mix de castanhas e frutas secas, são ótimas opções no café da manhã.

Fonte: Universo Jatobá

Certificados e Prêmios



Realizações Cemara
Realizações Cemara
Realizações Cemara
Realizações Cemara