Dicas práticas para manter a casa limpa

29 de março de 2020 | Por cemara

Manter uma boa limpeza da residência exige tempo e dedicação. A higiene, tão importante para o bem-estar e conforto de toda a família, ficou ainda mais essencial nos dias atuais, devido à proliferação do COVID-19. Por isso, a Cemara Loteamentos separou algumas dicas para ajudar você neste processo, de forma prática e organizada. Confira!

ORGANIZAÇÃO É O PRINCIPAL PONTO

Não adianta iniciar a limpeza em todos os cômodos de uma só vez – ou iniciar o processo em um, não terminar, e passar para outro local. Tenha organização e limpe um espaço por vez. O planejamento fará com que você tenha mais eficácia.

MELHORES AMIGOS

Água, sabão e água sanitária são os melhores amigos nesse momento. Todos são eficazes no combate do vírus e na higienização da residência. Utilize água sanitária em ambientes como banheiros, áreas externas e espaço para pets. Água e sabão (que pode ser feito com sabão em pedra, detergente líquido ou até mesmo com sabonete) são indicados para todos os cômodos. Esfregue bem e enxague em abundância.

TÁTICA DOS 3 PANOS

Em móveis, utilize três panos: o primeiro seco para retirar a poeira. O segundo, com álcool, para desinfetar. E, por fim, o terceiro apenas para secar o ambiente e evitar que cause manchas.

Garantindo que um pano tenha apenas uma utilidade, você evita espalhar poeira e garante que a unidade separada para a limpeza tenha maior eficácia na higienização.

DICA PARA LIMPAR TELAS

Eletrodomésticos também acumulam pó e devem ser higienizados. Telas, como televisão, monitor e celular, também precisam de limpeza. Utilize um pano seco para limpar a superfície – o ideal é optar por um pano de microfibra, pois não deixa resquícios que depois incomodam.

Álcool comum não é indicado para telas! Por isso, utilize o isopropílico – ele é o único que não mancha e nem risca. Caso não tenha, utilize algodão e água para fazer a limpeza e evitar danos.

ABRA AS JANELAS E DEIXE O SOL ENTRAR

Manter um ambiente bem arejado e com iluminação natural garante a limpeza do ar e evita que fungos e bactérias se proliferem. Por isso, deixe a luz do sol entrar. Outra dica é colocar as almofadas e travesseiros pendurados na janela para serem atingidos pelos raios solares – o que ajuda na eliminação de ácaros, por exemplo.

COVID-19

O coronavírus é uma realidade que pode ser combatida. Para tanto, são necessárias medidas de cada um de nós. A ação coletiva só tem eficiência se individualmente tomarmos cuidados que irão impactar e preservar a saúde de todos nós.

Por isso, não esqueça: se possível, fique em casa e saia apenas para o essencial; evite aglomerações e contato com outras pessoas. Em casa, lave as mãos com água e sabão diversas vezes ao dia. Importante: mantenha a calma e informe-se apenas por meios oficiais de saúde, como a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde (que, recentemente, divulgou outras formas de se prevenir, clique aqui e confira).

GOSTOU DESSA MATÉRIA?

Compartilhe com os amigos! Acompanhe-nos no Facebook para receber mais dicas e novidades. E não se esqueça de sempre visitar o nosso blog, que está em constante atualização.

Até a próxima!

Certificados e Prêmios



Realizações Cemara
Realizações Cemara
Realizações Cemara
Realizações Cemara