Descubra 08 motivos do porquê a terraplenagem é importante para o sucesso do seu bairro

9 de fevereiro de 2021 | Por cemara
  1. Porque tudo começa com a terraplenagem. Mesmo antes do início das máquinas na obra, já é necessário realizar o estudo topográfico das características do solo, com base nas normas técnicas e padrões de qualidade vigentes, pois, além de plana, a área precisa ser segura para evitar futuros problemas aos moradores como erosões e deslizamentos.
  2. A terraplenagem, executada por bons profissionais, é responsável por deixar a área nivelada e apta para receber a infraestrutura. Portanto, é essencial para as outras etapas e para que tudo funcione de maneira sistêmica. É como o alicerce de uma casa.
  3. Outro motivo importante é aperfeiçoar a área, principalmente com o objetivo de nivelar, encher e retirar o excesso do solo existente.
  4. O estudo de terraplenagem para loteamentos é dividido em geométrico e geotécnico. O projeto geométrico é feito para definir e delimitar as linhas de cada cota de terraplenagem, ou seja, definir o desenho da área. O estudo geotécnico avalia as condições e situação do solo visando prevenir futuros assoreamentos ou erosões.
  5. Algumas faixas de terra nos loteamentos recebem a terraplenagem e há áreas com mais rochas, solos com umidade, que tornam o processo mais lento, podendo aumentar o investimento total da execução da obra do loteamento.
  6. Nessa etapa acontece a limpeza de vegetação, restos de árvores e rochas maiores. Pode parecer simples, mas cada remoção depende da aprovação dos órgãos competentes, para que não ocorra nenhuma infração ambiental.
  7. A terraplenagem conta com máquinas pesadas, como retroescavadeiras, pás carregadeiras e tratores de esteira, que cuidam do nivelamento do solo.
  8. Nessa etapa também são feitos os aterramentos, compactação e troca de solo, escavações, drenagem e prevenção de erosão, entre outros.

 

E aí gostou?

Certificados e Prêmios



Realizações Cemara
Realizações Cemara
Realizações Cemara
Realizações Cemara