COZINHA ABERTA OU FECHADA? QUAL ESTILO COMBINA MAIS COM A SUA CASA?

30 de novembro de 2021 | Por cemara

Escolher entre o conceito de cozinha aberta ou fechada é uma dúvida de muitas pessoas. É importante tomar a decisão certa para que você possa optar qual estilo mais combina com a sua casa.

A cozinha americana, por exemplo, é a mais indicada para apartamentos e casas menores, já que os espaços são abertos. Esse estilo de cozinha integrada passa a ideia de amplitude e traz maior conforto, principalmente para os imóveis mais reduzidos.

A divisória que separa a sala da cozinha pode ser uma ilha ou uma bancada, com a possibilidade de servir de suporte para as refeições, ou até mesmo um espaço para apoiar os itens enquanto estiver preparando seus alimentos.

A iluminação é uma vantagem, já que sem as paredes a cozinha recebe luz natural. Caso seja insuficiente, pendentes ou luminárias sobre a bancada podem ser acrescentados para complementar a iluminação básica da cozinha.

Porém, existem algumas desvantagens como não ter uma divisória separando os cômodos, que pode exigir dedicação na harmonização das cores, móveis e pisos. Os materiais precisam se complementar já que farão parte de um espaço só. Os armários também vão precisar de planejamento, assim como os itens de louças e eletrodomésticos. Uma parede a menos significa espaço limitado para guardar os objetos.

Além disso, um dos principais pontos negativos em cozinhas americanas são os cheiros na hora de cozinhar alguns alimentos. Porém, esse problema pode ser resolvido com um bom exaustor, o mais silencioso possível para que o barulho não incomode os outros cômodos da casa.

De outro modo, quem opta por essa opção ganha de brinde mais convívio e interação entre a família e os amigos, fora que a estética fluída do espaço aberto é um verdadeiro charme.

Já a cozinha tradicional pode ser visualizada como um cômodo separado, o que proporciona toda a liberdade do mundo para decorar e escolher os eletrodomésticos sem precisar se preocupar com o restante da casa. O espaço disponível para guardar os itens de cozinha também não é um problema, armários e prateleiras podem ser instalados com a única preocupação de não comprometer a circulação.

Por ser uma área independente da casa, leva vantagem na questão de cheiros. Entretanto, não se deve dispensar o uso de exaustor. A iluminação também pode ser influenciada se não houver janelas grandes ou um bom projeto de luzes artificiais. Além do mais, a organização do espaço depois de um jantar com os amigos não será um grande problema, pois ao fechar a porta tudo estará resolvido.

Uma das desvantagens é o isolamento de quem prepara as refeições e realiza a limpeza. Quem está dentro da cozinha não tem contato direto com os outros integrantes da família ou convidados, diminuindo a interação durante aquele período de tempo.

Para os dois modelos de cozinha o ideal é analisar qual é o seu estilo de vida e de sua família para definir qual é o formato que mais se enquadra no dia a dia de seu lar.

GOSTOU DESSE CONTEÚDO?

Compartilhe com os amigos! Acompanhe-nos no Facebook e Instagram para receber mais dicas e novidades. E não se esqueça de visitar o nosso blog, para ficar por dentro de todas as novidades e atualizações.

 

Até a próxima!

 

 

Certificados e Prêmios



Realizações Cemara
Realizações Cemara
Realizações Cemara
Realizações Cemara