CONHEÇA OS TIPOS DE LAREIRA

19 de junho de 2014 | Por admin
Sala com lareira

João Ribeiro

Hoje em dia todas as pessoas podem ter uma lareira em casa, pois, existem diversos modelos que se adaptam às necessidades e características dos consumidores. Portáteis, a gás, a lenha ou álcool, as lareiras dão conforto e aconchego em ambientes como quartos, jardins, salas.

Para escolher a lareira ideal você deve levar em consideração:

  • O estilo do ambiente;
  • O tipo de exaustão;
  • As condições de construção;
  • A estrutura da peça;
  • O local em que ela será instalada.

Desta forma, é possível analisar qual lareira se adequa melhor a sua casa ou apartamento. Mas, lembre-se que a lareira perfeita é aquela que combina com o espaço e atende as necessidades de quem ali vive.

No entanto, antes de escolher o modelo da lareira é necessário avaliar os cuidados indispensáveis na sua construção e instalação, tais como:

  • Procurar uma equipe de montagem com experiência e qualidade;
  • Seguir as instruções corretamente, sendo fiel às medidas orientadas no manual técnico;
  • Fazer exaustão correta para saída de fumaça.

Tipos de lareira

As diferenças entre as lareiras são determinadas pelo design, exaustão e construção, veja a seguir os modelos disponíveis no mercado.

Lareira a lenha

Sala com lareira

Carlos Piratininga

A lareira a lenha tem efeito mais acolhedor e é utilizado com frequência em casas maiores ou com decoração campestre. Com caráter mais rústico e intimista, a peça pode ser construída em alvenaria, metal ou com alguns tipos de pedras.

Dentre as vantagens deste tipo de lareira podemos citar o ritual, o charme, o maior controle do fogo e a durabilidade maior de calor.

Mais exigente, a lareira a lenha exige um planejamento maior na sua instalação . Para colocar esta peça na sua casa é preciso preparar a parede em que ela vai ser instalada, construir uma chaminé, ter uma manutenção e limpeza frequente, comprar os aparatos técnicos necessários para a sua utilização e não se importar com a fumaça e o cheiro que ela produz.

Lareira a álcool

Sala com lareira

Divulgação

Práticas, modernas e ecológicas, as lareiras a álcool não requerem grandes modificações na infraestrutura onde serão instaladas. O modelo não exige a construção de uma chaminé e pode ser colocada em diversos lugares. No entanto, para o equipamento funcionar com segurança é preciso instalar em um ambiente amplo com ventilação natural.

Outro cuidado que precisa ser tomado está relacionado ao fogo, por ter um visual escultural quase cenográfico, as pessoas tem a ligeira impressão de que a lareira não esquenta, mas isso é um erro, pois, ela esquenta da mesma forma que os outros modelos e os cuidados com as crianças e os animais de estimação devem ser mantidos.

Lareira a gás

Sala com lareira

Carlos Quinato

Elegante e funcional, a chama desta lareira é gerada por combustão de gás, tanto natural quanto GLP (o de botijão), por isso, não importa qual o tipo de alimentação tem sua casa ou apartamento, se você tiver pontos de gás previstos e um registro no local é possível instalar a lareira sem grandes preocupações.

Com acionamento fácil e prático, o equipamento não requer manutenção e limpeza constante. Para lareira funcionar com plena segurança é necessário apenas um tubo feito de cobre que conduzirá o gás até o ponto da lareira. Este tubo deve ser instalado sob o piso da residência. Se você quiser acioná-la por controle remoto é necessário instalar um ponto de energia perto da peça.

Antes de comprar a lareira, verifique se o modelo que você escolheu segue as regras da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). Observe também se a lareira possui uma válvula de segurança para cortar o gás se a chama se apagar, evitando que o gás se espalhe pelo ambiente.

Lareira suspensa

Lareira

Divulgação

As lareiras suspensas são fáceis de se ajustar em qualquer residência. Portátil, pode ser levada para qualquer ambiente aquecendo o lugar desejado com charme e elegância agregando a decoração e trazendo um clima acolhedor para o lugar.

Fonte: BBEL

Certificados e Prêmios



Realizações Cemara
Realizações Cemara
Realizações Cemara
Realizações Cemara