COMO MEDIR A SUSTENTABILIDADE DE UMA EDIFICAÇÃO?

8 de outubro de 2014 | Por admin
Universo-Jatoba-adriana-arquitetura-consciente

Existem inúmeros fatores que podem ser levados em conta quando falamos em sustentabilidade das edificações. Para mostrar, orientar e ajudar a entender todo o processo e atestar o quanto conseguimos atingir, foram criados alguns sistemas como o LEED (americano), HQE (francês), AQUA (brasileiro baseado no francês) e BREEAM (inglês).

O mais conhecido no Brasil é o LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), criado pelo USGBC (United States Green Building Council). No Brasil, temos o GBC Brasil que o representa e já temos vários empreendimentos certificados ou em processo de certificação.

O LEED, para cada tipo de empreendimento possui um guia de referência que distribui em algumas categorias, pontuações a serem conquistadas, mediante apresentação de comprovações, cálculos, laudos, testes laboratoriais, etc. É um sistema bem sério.  A depender da pontuação a edificação ganha um selo. Hoje estes selos podem ser Certified (40 a 49 pontos), Silver (50 a 59 pontos), Gold (60 a 79 pontos) ou Platinum (80 pontos ou mais).

Independente de certificar ou não um empreendimento ou edificação, é importante sempre adotarmos as melhores práticas, escolher o que vai ser mais benéfico ao meio ambiente. Vejo estes sistemas mais como guias, nos mostrando quais os melhores caminhos a seguir.

Foto: Thinkstock

Fonte: Universo Jatobá

Certificados e Prêmios



Realizações Cemara
Realizações Cemara
Realizações Cemara
Realizações Cemara