Como facilitar a instalação de cubas em pias

31 de outubro de 2019 | Por cemara

Pode riscar mais um item da sua lista: colar a cuba da pia não será mais um problema a ser resolvido. Esse guia prático ensinará uma prática solução, em apenas três passos, para concluir essa etapa de acabamento em obras – seja na construção ou na reforma da casa.

Limpeza em primeiro lugar

Para garantir aderência à cuba, é necessário que a área de aplicação esteja livre de poeira ou resto de selante de aplicações anteriores. Faça a limpeza completa sem deixar resíduos antes de iniciar a instalação.

Aplicação de selante sem segredos

O passo mais importante é a aplicação do selante. É ele que irá determinar o acabamento.

Caso a cuba seja de apoio ou de sobrepor, vire-a de ponta cabeça e coloque o selante direto na peça. Tenha o cuidado de fazer a aplicação uniforme, para garantir a aderência correta de todos os lados. Ao terminar de aplicar, vire-a do lado correto e pressione suavemente a cuba na superfície onde ela deverá ficar. Com os dedos, limpe a borda da peça para retirar o excesso de selante.

Atenção aos detalhes: ao fazer a aplicação, tenha certeza de que a superfície está seca. Há no mercado produtos que permitem a aplicação e garantem a aderência em superfície úmida, mas a maioria não possui essa característica. Por precaução, leia a indicação no rótulo do produto.

Foto: ELOISE DONATTI / Adorodecorar.com.br

Já em cubas de embutir ou semiencaixe, o selante deve ser aplicado apenas na borda da peça – local onde haverá o contato da cuba com a superfície. Após a aplicação, não passe pano para retirar o excesso do selante, pois pode deixar resquícios: utilize os dedos.

Para garantir o processo de fixação correto, coloque embaixo da cuba um suporte que dê apoio, como um banquinho, para não forçar a borda.

Foto: Casoca.com.br

Tempo para a perfeição

Indiferente ao modelo da cuba da sua pia, é necessário respeitar o prazo para secagem do selante. Para garantir o bom funcionamento, aderência e acabamento, o tempo de espera mínimo exigido é de 24 horas.

Gostou dessa matéria?

Quer ter acesso a mais dicas como essa? Acesse o nosso blog! Semanalmente há conteúdo novo e exclusivo para você, amigo Cemara!

Certificados e Prêmios



Realizações Cemara
Realizações Cemara
Realizações Cemara
Realizações Cemara