Como desocupar imóvel alugado corretamente?

30 de maio de 2020 | Por cemara

Há momentos na vida em que precisamos seguir para novos desafios – e, alguns deles, incluem abrir mão daquele imóvel alugado que nos acompanhou por tanto tempo. Seja por mudanças de endereço ou pela conquista do sonho da casa própria, a desocupação de um imóvel alugado sempre deixa dúvidas. Como fazer? Com o que devo me preocupar? Chega de dúvidas! Saiba tudo que você precisa neste post!

SIGA SEMPRE O QUE ESTÁ EM CONTRATO

Ao alugar um imóvel, você teve que ler e concordar com termos de responsabilidade. Ali há definições de como deve ser feito a entrega das chaves e a desocupação do imóvel. Algumas determinações são padrões, ou seja, constam em todo o contrato. São essas que iremos abordar no texto de hoje, contudo pode ser que o seu contrato especificamente tenha cláusulas diferentes. Por isso, tenha o cuidado de ler tudo para não ser multado posteriormente.

= DICAS AO PROPRIETÁRIO

CONVERSE E NEGOCIE O CONTRATO

Ao ser notificado que o seu inquilino quer entregar o imóvel, entre em contato com ele o mais rápido possível. Converse. Use formas atrativas de tentar manter ele dentro do imóvel. Atualmente, devido a pandemia, há uma grande quantidade de pessoas sendo obrigadas a devolver o imóvel por não ter como pagar o aluguel inteiro. Em negociação, é possível chegar a um denominador comum para ambas as partes.

Coloque na ponta do lápis: é melhor receber metade do aluguel durante 3 meses e posteriormente continuar com o inquilino que sempre pagou em dia e trás ganhos para você ou é melhor desocupar o imóvel sem saber quando exatamente aparecerá a oportunidade de aluga-lo novamente?

FACILITE O PROCESSO DE RETORNO

Alguns inquilinos estão suspendendo temporariamente o contrato de aluguel. Neste caso, não espere que ele sinalize a vontade. Converse no momento da desocupação e demonstre que há interesse em firmar novamente um contrato de aluguel com ele quando tudo isso passar. Ofereça a desburocratização ou então um desconto inicial. Dessa forma, é a garantia de que se o imóvel não for alugado neste meio tempo, você terá o retorno do seu inquilino para garantir a verba mensal do aluguel.

Desocupar imóvel alugado sem erros! Confira as dicas

Foto: Andrea Piacquadio / Pexels – Divulgação

= DICAS AO INQUILINO

AVISO DE DESOCUPAÇÃO

O primeiro passo é avisar a imobiliária que irá desocupar o imóvel. Isso deve ser feito, normalmente, com pelo menos 30 dias de antecedência. Vale lembrar que alguns contratos possuem prazo de permanência mínima que deve ser cumprida e que não cumprimento é cabível de multa.

Neste caso, notifique ao responsável pela imobiliária e aguarde os próximos passos. O corretor responsável irá avaliar uma vistoria técnica e agendará um dia para a entrega das chaves.

Caso você não tenha cumprido o tempo mínimo, converse. Negocie. O diálogo é sempre a melhor forma de chegar a um consenso, ainda mais agora que estamos em tempo de crise.

VISTORIA TÉCNICA

No dia da vistoria para a entrega do imóvel, é necessário entrega-lo da forma como o recebeu. Ou seja: pintura nova. Parede das mesmas cores em que foi entregue. Sem furos ou pregos na parede. Com todos os móveis planejados intactos e uma boa higienização do local.

Vale lembrar que alterações são permitidas em imóveis alugados. Contudo, elas devem ser notificadas antes de serem feitas, para que o proprietário avalie se gostará de permanecer da nova forma ou se será necessário reverter antes da entrega.

Mudanças estruturais, como quebra de parede, troca de bacia e demais itens fixos, obrigatoriamente devem ser acordados entre inquilino e proprietário e tudo documentado. A alteração estrutural sem a autorização prévia pode acarretar à multa e também a obrigação de arrumar o imóvel da forma como foi entregue.

No dia da vistoria, esteja presente e acompanhe o corretor por todo o imóvel. Ele fará perguntas e irá tirar fotos de todo o local. Neste momento é o ideal para apresentar as mudanças combinadas com o proprietário. Lembre-se: o imóvel deve estar desocupado, sem nenhum móvel atrapalhando a avaliação técnica.

ENTREGA DAS CHAVES

Após a vistoria, a imobiliária entrará em contato para falar se a desocupação foi aprovada ou não. Em caso negativo, normalmente, é relacionado a não entrega do imóvel da forma como foi recebido: como a falta de pintura de um teto, por exemplo.

Caso aprovado, a imobiliária entrará em contato e agendará um dia para você levar as chaves. Lá, você irá receber documentos que comprovem a desocupação e assinará a rescisão do contrato de aluguel.

 

GOSTOU DESSA MATÉRIA?

Compartilhe com os amigos! Acompanhe-nos no Facebook para receber mais dicas e novidades. E não se esqueça de sempre visitar o nosso blog, que está em constante atualização.

 

Até a próxima!

Certificados e Prêmios



Realizações Cemara
Realizações Cemara
Realizações Cemara
Realizações Cemara