Que tal construir uma casa acessível?

20 de agosto de 2019 | Por cemara

Você conhece o conceito de uma casa acessível? A senadora Mara Gabrilli declarou que “o conceito de design universal é tornar não só a casa, mas também as cidades ideais para as pessoas em todas as situações ao longo da vida”.

Uma casa construída para pessoas com deficiência (PCD) deve seguir rigorosamente as regras de acessibilidade (NBR 9050) da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

E para que você tenha uma casa acessível para morar e receber visitas de pessoas com deficiências PCD, veja nossas dicas.

Tire os obstáculos

Da porta de entrada da sua casa até o quintal dos fundos, é obrigatório ter espaços de fácil acesso para ir e vir. É preciso deixar um espaço no hall para que o cadeirante consiga fazer uma rotação de 90°. Entre os móveis, deixe uma distância mínima de 80cm e não coloque mesas de centro ou aparadores que fiquem no caminho.

Quais os tipos de piso?

Piso antiderrapante em todos os ambientes, internos e externos. Esse tipo de piso é ideal para manter a circulação segura e sem riscos de acidentes. Livre-se de tapetes, pois eles podem ser obstáculos perigosos para quem utiliza algum tipo de apoio para andar. Deixe também tudo nivelado, para evitar desequilíbrios.

Sofás e cadeiras com medidas especiais

Os assentos precisam ser compatíveis com a altura da cadeira de rodas, aproximadamente 95cm para adultos. Coloque uma das peças sem o braço lateral, que facilita o movimento para sentar. E lembre-se de colocar espumas mais rígidas: elas ajudam muito na hora de levantar.

Térreo ou sobrado?

Não necessariamente uma casa para pessoas com deficiência deve ser térrea. Ela pode também ter pisos superiores e que tenham equipamentos que facilitam o acesso aos outros andares.

Procure saber sobre elevadores, plataformas hidráulicas, cadeiras elevatórias e rampas. São ideais para conseguir explorar novos modelos de casa.

Banheiro

Aqui é preciso muito cuidado e atenção por ser uma área com espaço mais restrito. Veja se a pia está em uma altura inferior a 80cm com um vão livre para aproximação da cadeira de rodas.

Na mesma altura, podendo chegar a até 1,20m, devem estar instalados registros e prateleiras com itens de higiene. E não se esqueça de barras de apoio: elas devem estar nas duas paredes dentro do boxe e nas laterais da pia e da bacia.

Cozinha

Eletrodomésticos e armários não podem estar muito altos, para facilitar o acesso de todos. Em uma altura ideal de até 80cm devem estar as mesas também. E facilite com a instalação de torneiras de alavanca ou monocomando.

Quarto

O quarto deve ser o mais confortável possível, por isso pense em colchões articuláveis movimentados por controle remoto. Mas não se esqueça de calcular o espaço para entrada de cadeira de rodas e outros itens de apoio para movimentação. É preciso evitar que esbarrem em obstáculos que podem causar acidentes.

Para realmente ter uma casa acessível e que atenda essas necessidades, procure um arquiteto e exponha tudo o que precisa para ter um ambiente confortável a todos.

Certificados e Prêmios



Realizações Cemara
Realizações Cemara
Realizações Cemara
Realizações Cemara