Bairros planejados = Mais qualidade de vida para todos

20 de dezembro de 2018 | Por cemara

O conceito de bairro planejado surgiu da necessidade de proporcionar uma infraestrutura melhor aos cidadãos, com a combinação dos fatores eficiência, qualidade de vida e sustentabilidade, agregando algumas características como infraestrutura, mobiliário urbano, ruas largas, calçamento, ciclovias, paisagismo e a intenção de criar um senso de comunidade entre os moradores. Além de aliar conforto, segurança, tranquilidade e organização, tendo como pilares principais:

• Mobilidade
• Saúde
• Comércio
• Educação
• Lazer e cultura

Esse conceito surgiu como alternativa ao desenvolvimento sustentável das cidades e para promover a qualidade urbana com espaços públicos e áreas verdes bem projetadas, respeitando os pedestres, ciclistas, transportes coletivos, escolas, comércio e serviços básicos de lazer, saúde e também segurança próximos de casa.

Nesses bairros, os muros são substituídos por cercas vivas e o cenário inclui ainda áreas comerciais com prestadores de serviços, comerciantes e alguns tipos de indústria. A valorização de áreas verdes também é importante, com grande presença de parques e praças comunitárias.

A maior vantagem de se viver em um bairro planejado é a possibilidade da autogestão que esses bairros proporcionam, atribuindo poder ao coletivo, com regras de convivência predefinidas.

Conheça as oportunidades de bairros planejados lançados pela Cemara: https://www.cemara.com.br/

Fonte: Sebrae Mercados

Certificados e Prêmios



Realizações Cemara
Realizações Cemara
Realizações Cemara
Realizações Cemara