Artistas rio-pretenses participam de coletiva

1 de julho de 2014 | Por admin

Cultura

Dezessete artistas rio-pretenses integram a exposição itinerante “Um mundo de informações do mundo onde você vive”, promovida pelo Diário para celebrar os 64 anos do jornal, comemorados no dia 23 de julho. No decorrer do mês do aniversário, a mostra irá percorrer cinco pontos da cidade, com entrada aberta ao público. Cada artista foi convidado a produzir uma obra que representasse seu olhar sobre o poder transformador da comunicação no dia a dia da sociedade.


O primeiro local a receber a exposição, entre os dias 1º e 6 de julho, será a Oficina Cultural “Fred Navarro”, em seu novo endereço, na rua Jorge Tibiriçá, 3.243, no Centro, perto do Mercado Municipal e do Poupatempo. A mostra inaugura o espaço do novo prédio da oficina destinado a exposições. “Nosso objetivo com a iniciativa é interagir com a comunidade, e fazer com que ela também participe junto com o jornal desta comemoração”, explica a gerente de marketing Luciane Berton.

A mostra reúne nomes representativos das artes plásticas rio-pretenses, em trabalhos com as mais diversas técnicas e estilos – desde o acadêmico figurativo, passando pelo naïf até o contemporâneo. Entre os participantes, há artistas já consagrados, com longa trajetória, e novos talentos.

Inspirado pelo tema proposto, o jovem artista naïf Rodrigo Silva participará com duas obras na exposição – uma tela em tinta acrílica e uma escultura em argila. Na tela, produzida semana passada, ele usou cores fortes para retratar dois personagens “reconchudos”, uma de suas marcas. A dupla está sentada no banco de um jardim, e lê exemplares do Diário.

Com linguagem contemporânea, Tuike está entre os novos talentos da arte rio-pretense

“Também pintei ao lado uma banca de jornal, com o nome do Diário, para mostrar como o jornal está sempre presente em nossa vida. Foi uma forma de homenagem. O Diário faz parte da história de Rio Preto, e participar dessa exposição é uma satisfação muito grande”, fala o artista plástico. Batizada de “No sertão, Ipê é néon”, a obra do artista plástico Tuike para a exposição trata-se de um múltiplo, realizado em acrílica sobre tela e fotografia em preto e branco.

“É o resultado de uma pesquisa cromática na qual procuro reproduzir as cores das flores dos ipês, baseada nas informações da minha memória”, conta Tuike. Ele explica que a obra faz parte da série “Método classificatório de elementos dispersos”, na qual registra as informações que servirão de base para seus trabalhos. “Como o título da exposição é ‘Um mundo de informações do mundo onde você vive’, achei conveniente mostrar um outro lado da minha arte que ainda não tinha exposto: a etapa de pesquisa, do nascimento da ideia, ou seja, ‘um mundo de informações do mundo onde eu vivo’, que é a minha principal fonte de inspiração”, explica.

Já Franco prepara uma série com dois grafites sobre papel e uma aquarela. Nos dois primeiros, ela pretende representar pessoas no ato da leitura do jornal e as expressões nelas despertadas. Na terceira, a ideia é mostrar um momento de leveza, com o jornal e uma rosa sobreposta. “A intenção é mostrar o olhar do leitor frente ao jornal e, depois, um terceiro momento, colorido, mais suavizado.” Marcelo Lopes expõe uma tela abstrata, com técnica mista, na qual trabalha com branco, preto e vermelho.

“O Diário sempre divulgou a arte e acompanhou a trajetória dos artistas. A exposição é uma forma muito bacana de comemorar esses 64 anos”, afirma. Depois da “Fred Navarro”, a exposição “Um mundo de informações do mundo onde você vive” irá para o Plaza Avenida, de 8 a 13 de julho. Em seguida, será a vez do Riopreto Shopping (de 15 a 20). De 22 a 27 de julho, as obras ficam no Iguatemi. A última semana da mostra será no Praça Shopping, de 29 de julho a 2 de agosto.

Datas e Locais

:: De 1 a 6 julho – Oficina Cultural “Fred Navarro”
:: De 8 a 13 de julho – Plaza Avenida
:: De 15 a 20 de julho – Riopreto Shopping
:: De 22 a 27 de julho – Shopping Iguatemi
:: De 29 de julho a 2 de agosto – Praça Shopping

Os Artistas

:: Araguaí Garcia
:: Ary Salles
:: Cassia Franco
:: Daniel Firmino
:: Eliara Bevilacqua
:: Jocelino Soares
:: Luis Cossi
:: Marcelo Lopes
:: Norma Vilar
:: Orlando Fuzinelli
:: Reasilvia Toscano
:: Regina Cheida
:: Romildo Cardozo
:: Rodrigo Silva
:: Thais de Freitas
:: Tuike
:: Valdenir do Bonfim

Fonte: Diario Web

Certificados e Prêmios



Realizações Cemara
Realizações Cemara
Realizações Cemara
Realizações Cemara