Área onde funcionava usina histórica é revitalizada em Piracicaba, SP

6 de outubro de 2017 | Por cemara

Bairro histórico surgiu com imigrantes italianos; morador relembra época. Futuramente, local vai pesquisar e desenvolver tecnologias do agronegócio.

CEMARA_JOB_2066_17_POST_04_10_USINA_HISTORICA

A Usina Monte Alegre, em Piracicaba (SP), passa por um processo de revitalização e futuramente vai contribuir novamente com o agronegócio. O local é histórico e foi onde a primeira locomotiva a vapor brasileira foi desenvolvida. Ele parou de funcionar na década de 80 e foi depredado e destruído pela ação do tempo.

O bairro histórico onde fica a usina surgiu com os imigrantes italianos, que viviam ao redor do engenho no século 19. Depois, o local virou uma importante usina de açúcar, que contribuiu de forma significante para a economia. Há 15 anos, começou o processo de revitalização, que tem o intuito de fazer com que a usina futuramente contribua para o desenvolvimento e pesquisa de novas tecnologias para o agronegócio.

Um morador do bairro, que viveu a época que a usina funcionava, conta como era o local. “Era uma delícia morar aqui, porque você não precisava ir para a cidade, para lugar nenhum, para você ter todos os recursos. Inclusive médicos, farmácia, lugar de lazer, era tudo aqui”, relembrou seu Fortunato.
O gestor da usina, Wilson Guidotti Jr. conta como funcionou o processo de revitalização no começo: “Há 15 anos estava totalmente tomado por mato. Nós demoramos dois meses para limpar a usina e enxergar o que tinha dentro”, lembrou.

Inovação
A Usina Monte Alegre vai ser uma usina de inovação, após a recuperação dos prédios, capaz de receber cerca de 60 empresas voltadas para a pesquisa e desenvolvimento de tecnologias para o agronegócio. A área tem 430 mil metros quadrados na margem do Rio Piracicaba, a cerca de 6 km do centro da cidade.

O gestor de inovação da usina, Pedro Chamuchumbi, explica a importância dessa nova usina. Segundo ele, as empresas precisam de um suporte na cidade. “Piracicaba se configurou como um centro de inteligência desse segmento. Então, muitas empresas estão nascendo e se deslocando para cá. É necessário que essas empresas encontrem um suporte ideal para o desenvolvimento de seus negócios”, explicou.

“A usina passou por diversas fases da economia brasileira como uma usina sucroalcooleira. Após o seu período de decadência, renasce trazendo de novo essa DNA voltado para o agronegócio, a inovação”, completou.

Fonte: http://g1.globo.com/sp/piracicaba-regiao/noticia/2016/12/area-onde-funcionava-usina-historica-e-revitalizada-em-piracicaba-sp.html

Certificados e Prêmios



Realizações Cemara
Realizações Cemara
Realizações Cemara
Realizações Cemara