Aprenda a escolher o terreno ideal para realizar o sonho da casa própria

12 de março de 2020 | Por cemara

Um bom lugar para iniciar uma família. Um espaço agradável para receber amigos. Ou ainda um lugar para chamar de lar. São várias as características que tornam o ambiente atrativo e extremamente útil. Neste momento, não há margens para erros e, por isso, é necessário atenção desde o início do projeto.

A Cemara Loteamentos está ao seu lado na construção do seu sonho. Por isso, elaborou dicas práticas e úteis para ajudar você a escolher o terreno ideal para a casa própria. Confira!

TERRENO EM DESNÍVEL

Ao optar por um terreno em desnível, é necessário maior atenção ao projeto. Apesar de possibilitar um projeto mais audacioso e de destaque que as opções térreas, é necessário um planejamento mais refinado para tornar a construção funcional e moderna. Consequentemente, precisará de mais profissionais envolvidos e materiais para construção. Ou seja, mais gastos.

No planejamento, há um cuidado especial para questões hídricas e elétricas, principalmente com terrenos em declive (em que o nível do terreno está abaixo do nível da rua), que precisa de empenho dos profissionais para criar soluções criativas, práticas e econômicas.

TERRENO COM PROTEÇÃO DE MANANCIAIS

Antes de comprar, observe a localização do terreno. Algumas opções estão protegidas sob leis de preservação ambiental que impedem a construção de imóveis – ou que limitam a criação. Além disso, terrenos em solos úmidos e próximos de rios são mais propensos a alagamento, por isso o grau de complexidade das fundações deve ser maior.

CUIDADO COM O SOL

É importante analisar o posicionamento do espaço – e da construção – com relação ao sol, pois o terreno não deve ter limitação da iluminação natural. Um bom planejamento irá garantir mais conforto aos moradores. Observe ao redor se não há construções altas ou muros que possam bloquear a sua casa dos sonhos.

Dicas importantes com relação ao posicionamento dos cômodos no planejamento de construção no terreno:

  • NORTE: recebe mais sol e costuma ter temperaturas mais elevadas durante quase todo o período vespertino.
  • LESTE: os primeiros raios de sol iniciam a partir do lado leste. É indicado que os quartos sejam construídos desse lado da casa, pois garante mais visibilidade e conforto no decorrer do dia.
  • OESTE: há maior concentração de raios solares no fim da tarde. São raios fortes, então o indicado é para áreas em que há menor permanência, como lavanderias e garagens.
  • SUL: há menos aquecimento devido a pouca incidência do sol nesta área: pouco tempo de exposição pela manhã e no fim da tarde. Por isso, no inverno, as construções deste lado da casa são os cômodos mais frios.

LOCALIZAÇÃO: A ALMA DO TERRENO

Um terreno não deve ser analisado apenas de acordo com a metragem, mas sim no âmbito em que está inserido. Algumas perguntas devem ser respondidas, como: qual praticidade essa localização pode trazer para o meu dia a dia? Há facilidades próximas? Aqui é seguro? Essas questões são primordiais, principalmente para quem está em busca da casa própria para construir uma família.

Uma ótima dica é optar por loteamentos de bairro planejado, pois oferecem diversos benefícios, como: preço atrativo, negociação direto com a loteadora e proximidade com comércio.

Por exemplo, o Residencial Vitória Régia é um loteamento em Piracicaba que oferece terrenos à venda a apenas 8 minutos de distância do centro da cidade. Por ter acesso restrito aos moradores, garante mais conforto e segurança. Além disso, há diversos atrativos dentro do condomínio, como playground, quadras de tênis e poliesportiva, áreas de lazer para toda a família, entre outras facilidades.

GOSTOU DESSA MATÉRIA?

Compartilhe com os amigos! Acompanhe-nos no Facebook para receber mais dicas e novidades. E não se esqueça de sempre visitar nosso blog, que está em constante atualização.

Até a próxima!

Certificados e Prêmios



Realizações Cemara
Realizações Cemara
Realizações Cemara
Realizações Cemara