Aprenda a dar mais vida aos móveis antigos

28 de novembro de 2019 | Por cemara

Sabe aquele móvel antigo que está no canto da sala e que você está pensando em jogar fora? Pense duas vezes. Com um pouco de tempo e o material correto, é possível dar mais vida para a peça, deixando-a com aparência de nova.

Confira dicas para essa prática econômica e sustentável.

Dica 1: Analise o móvel e faça listas

Antes de iniciar, é importante saber quais materiais e ferramentas você irá precisar. Para facilitar o processo, crie listas que ajudarão na organização.

Para iniciar, é simples: separe todos os móveis que você deseja restaurar e faça uma análise minuciosa. Comece identificando todas as imperfeições, como arranhões e manchas, por exemplo.

Por fim, crie a lista de materiais que irá precisar. Itens que não podem ficar de fora, independente do estado do móvel, são: verniz, tinta da cor desejada, lixas, pincéis, panos e lona ou jornal velho para proteger o chão.

Dica 2: Escolha um local

Leve todo o material e móveis para o local onde irá fazer a restauração. Dê preferência para locais externos com cobertura e entrada de luz natural. Dessa forma, o cheiro forte do verniz e da tinta não ficará por muito tempo no ambiente, ao mesmo tempo em que a iluminação permitirá atenção extra aos detalhes.

Dica 3: Vá com calma e por partes

A pressa é inimiga da perfeição. O ditado popular é uma verdade absoluta nesse quesito. Ao fazer a restauração do móvel, tenha calma. Os detalhes precisam de atenção redobrada e, quando feitos com atenção, preservarão a peça por mais tempo.

Confira as etapas:

  • Inicie o processo removendo os acessórios (dobradiças e puxadores, por exemplo).
  • Faça a limpeza de toda a peça com o pano úmido e, logo em seguida, passe um pano seco.
  • Lixe toda a superfície do móvel que deseja reparar.
  • Limpe novamente toda a superfície, para retirar os resquícios após lixar.
  • Escolha a cor da tinta do seu agrado e, com auxílio de pincel, pinte toda superfície.
  • Deixe secar por, no mínimo, 3 horas.
  • Repita o processo de pintura.
  • DICA: Ao pintar, passe o pincel sempre na mesma direção (na horizontal, da direita para esquerda; ou na vertical, de cima para baixo etc.).
  • Após a secagem completa, recoloque os acessórios.

Use sua criatividade!

Confira alguns exemplos de antes e depois de móveis restaurados:

Gostou dessa matéria?

Quer conferir mais dicas como essa? Acesse o nosso blog! Semanalmente há conteúdo novo e exclusivo para você, amigo Cemara!

Certificados e Prêmios



Realizações Cemara
Realizações Cemara
Realizações Cemara
Realizações Cemara