Americana se destaca entre as melhores do País

7 de novembro de 2011 | Por cemara

Pesquisa da revista Veja apontou as campeãs de riqueza e bem-estar

Americana se destacou em áreas como educação e saneamento

 

Americana aparece em posição de destaque em ranking divulgado na última edição da revista Veja sobre as cidades campeãs de riqueza e bem-estar. O levantamento envolveu 106 cidades brasileiras com mais de 200 mil habitantes que, apesar de não serem capitais de Estado, oferecem às pessoas os benefícios da urbanização. Campinas, Indaiatuba e Sumaré também foram citadas.
Segundo reportagem da Veja, estas 106 cidades analisadas abrigam, juntas, 20% dos brasileiros e produzem 28% do PIB (Produto Interno Bruno) do País.

Elas têm à sua frente as perspectivas e desafios dos grandes centros e, segundo a publicação, muitas podem festejar a universalização de serviços indispensáveis como saúde, educação, coleta de lixo e saneamento. Além destas áreas, também foram analisados itens como emprego, Internet, criminalidade, renda, lixo e mortalidade infantil.

Foi feito um cruzamento de diversos bancos de dados que mostrou os municípios que primam pela excelência em cada uma das áreas. Na publicação, foram apontadas as cinco melhores e cinco piores cidades em cada tema.

Americana ficou entre as cinco melhores analisadas em quase todos os quesitos. Em relação à educação em escolas públicas, a cidade ficou em quarto lugar com 6,1, em um ranking com notas de 0 a 10 seguindo o Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). Nesse caso foi avaliado o bom desempenho das escolas em instalações, capacitação dos professores e gestão. A cidade com melhor pontuação foi Marília, com 6,4 pontos, e a pior Paulista (PE) com 3,5.

Em relação a pontos acessíveis de Internet de alta velocidade, Americana ficou em segundo lugar em questão de Internet estável e preço acessível.

NO TOPO

Já no assunto saneamento básico, Americana ficou em primeiro lugar no ranking já que 99% das casas contam com saneamento.

Até mesmo a área rural, como o bairro Sobrado Velho, tem esgotamento sanitário. Segundo a Veja, nesse quesito o município é o caminho da excelência.

Quando o assunto é coleta de lixo Americana volta a se destacar entre as cinco melhores. Com 99,9% da população atendida pela coleta, a cidade ficou em quarto lugar no ranking da Veja, que tem Santo André (SP) como primeira do ranking com 100% e Belford Roxo (RJ) em último com 88,7%.

As 190 toneladas diárias que a cidade produz são coletadas por nove caminhões. “Hoje em dia recolhemos lixos da área rural e toda região de chácaras. A coleta do lixo é um serviço muito importante que mexe com a saúde pública, por isso desenvolvemos um bom trabalho e ninguém deixa de ser atendido”, destaca Jair Molon, diretor de limpeza pública da Prefeitura de Americana.

Quando se trata de mortalidade infantil, o índice em Americana é baixo e por isso a cidade ficou em segundo lugar. Em cada 1.000 crianças que nascem vivas, oito não conseguem sobreviver.

MAIS DESTAQUES

Referente aos municípios que fizeram as escolhas corretas para crescer e enriquecer rapidamente, Campinas ocupa o terceiro lugar. Segundo a pesquisa, a renda domiciliar percapita do campineiro gira em torno de R$ 1.452.

A cidade também é considerada o coração da região metropolitana que produz 3% do PIB (Produto Interno Bruto) do País e com setor de serviços que emprega 78% da população.

Já Indaiatuba se destacou devido à criação de 2,5 mil postos de trabalho em 2010.

Por fim Sumaré foi citada por ter grandes empresas que além de gerarem empregos, proporcionam uma boa economia para a cidade.

Fonte: Todo Dia

Certificados e Prêmios



Realizações Cemara
Realizações Cemara
Realizações Cemara
Realizações Cemara