Acervo do Salão de Humor circula por seis cidades

18 de julho de 2014 | Por admin

Parte do acervo de cerca de 400 desenhos de todos os tempos do Salão Internacional de Humor de Piracicaba começa a circular por cidades do interior do Estado de São Paulo a partir da semana que vem.

A estreia é dia 22, quando entra em cartaz na Casa da Cultura da cidade de Pedregulho a exposição Esta Sala é Uma Piada, reunindo 36 charges e desenhos selecionados na 40ª edição do salão, sob o tema Manifestações das Ruas de 2013.

A mostra é itinerada pelo Sistema Estadual de Museus (Sisem-SP) e integra a parceria existente há três anos entre a Semac (Secretaria Municipal de Ação Cultural de Piracicaba) e o Museu da Língua Portuguesa para este projeto.

Além de Pedregulho, no segundo semestre deste ano a exposição percorrerá outras cinco cidades da região, sendo elas Ituverava, Ribeirão Corrente, Batatais, Orlândia e São Joaquim da Barra.

A secretária da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural), Rosângela Camolese, afirma que a finalidade dessa parceria é levar o Salão e todo seu conteúdo artístico e cultural antes com acessibilidade mais limitada à capital paulista ao maior número possível de pessoas, ampliando a visibilidade das artes gráficas por todo o país e incluindo não apenas cidades do interior, mas as de litoral também.

O cartunista e produtor cultural do Cedhu (Centro Nacional de Humor Gráfico de Piracicaba), Eduardo Grosso, destaca que a exposição apresenta trabalhos premiados e é importante pela visibilidade que proporciona ao próprio Salão.

“Essa parceria com o Sisem é bastante interessante. Primeiro, colocaram a mostra em São Paulo e depois aproveitaram toda a produção do material para circular por outras cidades. Recebemos muitas solicitações de cidades requisitando o acervo e ao longo do ano é comum fazermos com que isso aconteça”, informou.

O Sisem-SP é um sistema que congrega e articula os museus do Estado com o objetivo de promover a qualificação e o fortalecimento institucional em favor da preservação, pesquisa e difusão do acervo museológico paulista.

HISTÓRICO — O Salão Internacional de Humor de Piracicaba foi criado em 1974, em plena ditadura militar, como forma de protesto, por um grupo de jornalistas, artistas e intelectuais da cidade.

Com o apoio de importantes cartunistas brasileiros, como Millôr Fernandes, Zélio, Ziraldo, Jaguar e Fortuna, foi projetado nacionalmente e também no exterior.

No ano passado, foi realizada a 40ª edição, a maior de sua história, com 442 desenhos.

SERVIÇO — A exposição Esta Sala é Uma Piada acontecerá de 22 de julho a 8 de agosto, na Casa de Cultura de Pedregulho (praça Luiz Sávio, s/nº, no Centro), com apoio da prefeitura daquele município e da Associação Paulo Duarte. A entrada será gratuita e a visitação de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h às 17h. Informações: (16) 3171-3219 ou no site www.sisemsp.org.br.

Fonte: Jornal de Piracicaba 

Certificados e Prêmios



Realizações Cemara
Realizações Cemara
Realizações Cemara
Realizações Cemara