6 ALIMENTOS QUE COMBATEM A ANSIEDADE

25 de agosto de 2014 | Por admin

A vida agitada das grandes metrópoles faz com que as pessoas fiquem cada dia mais ansiosas. O nosso dia é praticamente repleto de preocupações: Será que vai dar tempo de chegar naquela reunião? Preciso buscar meu filho na escola às 18h! Depois do trabalho preciso passar no supermercado para fazer umas comprinhas! Preciso arrumar um tempo para ir à academia! Esses são alguns exemplos de situações que acontecem no nosso cotidiano.

Um levantamento realizado na Inglaterra com cerca de 2 mil pessoas, a pedido do canal Universal Channel, revelou que 4 entre cada 10 participantes da pesquisa passam cerca de duas horas por dia preocupados com acontecimentos futuros.

Os problemas que mais preocupam os entrevistados são: tarefas domésticas, pagamento de dívidas, problemas no ambiente de trabalho e o cuidado com os filhos. Uma das formas de diminuir a ansiedade do dia a dia é mudar a sua alimentação. Alguns alimentos ajudam a combater a ansiedade, enquanto outros podem agravar a situação.

Confira 6 alimentos que combatem a ansiedade!

1 – BANANA, LEITE E SEUS DERIVADOS, CASTANHA E AMENDOIM

São ótimas opções, pois aumentam a produção de serotonina no organismo. “Esses alimentos contêm o aminoácido triptofano, responsável pela liberação da serotonina. Ele também ajuda na regulação do sono, provocando a sensação de relaxamento”, ressalta Rafaela Allevato Frason, coordenadora do serviço de nutrição do Hospital San Paolo.

1 - Banana, leite e seus derivados, castanha e amendoim

2 – CARNES E PEIXES

São fonte natural de triptofano, aminoácido que aliado à vitamina B3 e ao magnésio ajudam na produção de serotonina que regula a ansiedade. As carnes e peixes também possuem um aminoácido chamado taurina. Essa substância ajuda a controlar a ansiedade. Dê preferência para carnes brancas e magras e evite as frituras!

2 - Carnes e peixes

3 – CHOCOLATE

É muito difícil encontrar alguém que não goste de chocolate, a boa notícia é que ele pode ajudar a reduzir a ansiedade. O chocolate é rico em flavonoides, um antioxidante que colabora com a produção de serotonina, que é responsável pela sensação de bem-estar e ajuda a melhorar o humor. O mais indicado é o chocolate amargo, pois contém menos calorias e é rico em flavonoides. Tome cuidado para não exagerar, não consuma mais de 30 gramas de chocolate por dia!

3 - Chocolate

4 – FRUTAS CÍTRICAS

A vitamina C diminui a produção de cortisol, hormônio que transmite a sensação de estresse ao nosso corpo. Consumir frutas cítricas aumenta a sensação de bem-estar.

4 - Frutas cítricas

5 – CARBOIDRATOS

Estão presentes em pães, massas, no arroz, no feijão e em frutas como maçã e uva. Os carboidratos aumentam o nível de açúcar no sangue e consequentemente dão sensação de bem-estar e melhoram a disposição.

5 - Carboidratos

6 – ESPINAFRE

O espinafre contém ácido fólico, um antidepressivo natural. Quando o nível de ácido fólico está em baixa no organismo, isso provoca a diminuição dos níveis de serotonina no cérebro

6 - Espinafre

Certificados e Prêmios



Realizações Cemara
Realizações Cemara
Realizações Cemara
Realizações Cemara