5 PASSOS PARA ECONOMIZAR ÁGUA NO SEU CONDOMÍNIO

18 de abril de 2019 | Por cemara

A água é um bem universal e cuidar desse recurso, que cada dia está mais escasso, é dever de todos pensar em forma de economizar. Quando vivemos coletivamente, essa preocupação deve ser maior ainda, já que não temos como avaliar quem utiliza mais e se está utilizando de maneira correta.

Com isso, é preciso adotar uma série de atitudes para evitar o desperdício de água e, consequentemente, diminuir os danos financeiros e ambientais. Para isso, trazemos aqui cinco dicas que você pode aplicar no seu condomínio para melhorar a convivência de todos e ampliar a conscientização sobre o uso correto da água.

Veja:

Compartilhe ideias com seus vizinhos

Práticas sustentáveis devem ser compartilhadas com todos ao nosso redor, e no condomínio não é diferente. Faça boletins informativos e coloque nas áreas comuns, crie um grupo no WhatsApp e explore a comunicação com muitas imagens, para que todos entendam. Seja solidário e, em reuniões presenciais, engaje os vizinhos a darem novas ideias para o bem-estar de todos.

Hidrômetros individuais podem ajudar na economia

Hidrômetros individuais são uma ótima medida para a economia de água do condomínio. Neste modelo, cada apartamento paga apenas o que consumir e aumenta a motivação para que os moradores adotem hábitos que diminuam o uso de água, além de deixar o valor da conta mais justo para todos.

Faça revisões e manutenções periódicas

Muitas vezes, vazamentos passam despercebidos e acabam gerando um prejuízo ambiental e financeiro para todos. Com isso, elabore com seus vizinhos uma estratégia de verificação e manutenção periódicas nos sistemas hidráulicos. Ressaltamos que uma revisão preventiva sai mais barata e ágil do que uma corretiva.

Reutilize a água

Sabe aquela água que a máquina de lavar roupas solta na hora do enxágue e que vai direto para o ralo? Ela pode servir para lavar banheiros e/ou passar pano no chão para tirar poeira. Essa é uma maneira muito eficiente de economizar água e ajudar o meio ambiente. Outra forma de diminuir o consumo é reaproveitar a água da chuva, construindo reservatórios que armazenam a água das chuvas e utilizar para regar jardins e limpar as áreas comuns.

Cuidar da piscina também ajuda

Condomínios que contam com piscinas na área externa estão suscetíveis a evaporação da água. Por isso, é indicado que o condomínio tenha uma capa ou lona para  cobrir a piscina. Essa atitude pode reduzir o problema em até 50%. Essa medida simples ajudará a economizar água e também a manter a piscina mais limpa.

Fique ligado no blog da Cemara que vamos continuar trazendo dicas para que o seu lar seja mais ambiental e eficiente!

Certificados e Prêmios



Realizações Cemara
Realizações Cemara
Realizações Cemara
Realizações Cemara