41º Salão Internacional de Humor de Piracicaba

20 de agosto de 2014 | Por admin

De 23 de agosto a 12 de outubro 2014

CERIMÔNIA DE PREMIAÇÃO – Dia 23 de agosto (sábado). Horário: 19h30. Local: Teatro Erotides de Campos/Parque Engenho Central. Convites limitados, disponíveis na bilheteria do teatro a partir de 22/08, horário comercial. Em seguida abertura da exposição dos trabalhos selecionados e mostras paralelas – cartuns, charges, caricaturas, HQ/tiras de artistas brasileiros e estrangeiros. Visitas: de quarta a sexta, das 10 às 18h. Sábados, domingos e feriados, das 10 às 20h.

BATOM, LÁPIS & TPM – Seleção de desenhos de mulheres cartunistas participantes da mostra anual realizada em março, como proposta de reflexão e comemoração do Dia Internacional da Mulher. De 23 de agosto a 12 de outubro.Local: Parque Engenho Central. Visitas: de quarta a sexta, das 10 às 18h. Sábados, domingos e feriados, das 10 às 20h.

FOTOCARTUNS A MODA ANTIGA – O cartunista belga O-Sekoer, conhecido e premiado nos grandes festivais de humor ao redor do mundo, apresenta uma coletânea de fotos transformadas em engraçados cartuns. De 23 de agosto a 12 de outubro. Local: Armazém 14 – Parque Engenho Central. Visitas: de quarta a sexta, das 10 às 18h. Sábados, domingos e feriados, das 10 às 20h.

ILHAS FLUTUANTES – Cartuns, caricaturas e ilustrações da desenhista colombiana Elena Ospina – interessantes comentários visuais sobre os “absurdos e o outro lado” das situações humanas corriqueiras. De 23 de agosto a 12 de outubro. Local: Armazém 14 – Parque Engenho Central Visitas: de quarta a sexta, das 10 às 18h. Sábados, domingos e feriados, das 10 às 20h.

TRAÇO E RISO – Conjunto de cartuns e charges do piauiense José Antonio Costa, o Jota A. Dono de um traço inconfundível é um dos cartunistas brasileiros mais premiados em salões de humor no Brasil e  no mundo. De 23 de agosto a 12 de outubro. Local: Armazém 14 – Parque Engenho Central. Visitas: de quarta a sexta, das 10 às 18h. Sábados, domingos e feriados, das 10 às 20h.

COMO ESTOU DIRIGINDO – COMO ESTOU DIRIGINDO – O governo Dilma no traço de Claudio de Oliveira, chargista do jornal Agora e autor dos livros O que vier eu traço (1988); Já era Collor, em co-autoria (1992); Pittadas de Maluf, premiado com o troféu HQ Mix como melhor livro de charges de 1998; Lula Ano Um (2004) e Pizzaria Brasil (2007) e ganhador do Prêmio Vladimir Herzog, de 1996, na categoria. Local: Armazém 14 – Parque Engenho Central. Visitas: de quarta a sexta, das 10 às 18h. Sábados, domingos e feriados, das 10 às 20h.

PAINEL MICROCONTOS EM BRAILLE – Reprodução das obras premiadas e algumas selecionadas do 4º Concurso de Microcontos de Humor de Piracicaba/2014 com destaque para as respectivas versões em Braille. De 23 de agosto a 12 de outubro. Local: Armazém 14 – Parque Engenho Central. Visitas: de quarta a sexta, das 10 às 18h. Sábados, domingos e feriados, das 10 às 20h.

BRASIL E OUTROS 500 ATRAVÉS DA CARICATURA – Trabalhos do paraibano Fred apresentando um panorama de acontecimentos marcantes da história brasileira, utilizando o desenho de humor. De 23 de agosto a 12 de outubro. Local: Armazém 09 – Parque Engenho Central Visitas: de quarta a sexta, das 10 às 18h. Sábados, domingos e feriados, das 10 às 20h.

LIBERDADE, IGUALDADE E FRATERNIDADE – Mostra de desenhos selecionados para o PORTOCARTOON 2013, um dos grandes concursos de humor gráfico europeu. De 23 de agosto a 12 de outubro. Local: Armazém 09 – Parque Engenho Central. Visitas: de quarta a sexta, das 10 às 18h. Sábados, domingos e feriados, das 10 às 20h.

MILLÔR, EM BUSCA DA IMPERFEIÇÃO – Seleção de trabalhos gráficos de um dos maiores artistas e escritores brasileiros, o carioca Millôr Fernandes (1923-2012). As reproduções fazem parte do DVD de mesmo nome, produzido em 1999 por Neder Associados abrangendo charges, ilustrações e textos de poesia e teatro do autor. De 23 de agosto a 12 de outubro. Local: Armazém 09 – Parque Engenho Central. Visitas: de quarta a sexta, das 10 às 18h. Sábados, domingos e feriados, das 10 às 20h.

HUMOR NOS ANOS DE CHUMBO – Seleção de charges abrangendo os acontecimentos do período da ditadura militar brasileira, entre 1964 e 1985, publicados no Jornal “Folha de S. Paulo”. Local: Armazém 09 – Parque Engenho Central.Visitas: de quarta a sexta, das 10 às 18h. Sábados, domingos e feriados, das 10 às 20h.

AINDA NÃO FOI DHEXA VEZ – Cartuns e charges de Fausto Bergocce sobre a Copa do Mundo. O cartunista que assistiu e acompanhou o torneio, elaborou uma interessante série de desenhos a partir do resultado final de cada jogo disputado. De 23 de agosto a 12 de outubro. Local: Armazém 09 – Parque Engenho Central Visitas: de quarta a sexta, das 10 às 18h. Sábados, domingos e feriados, das 10 às 20h.

12º SALÃOZINHO DE HUMOR DE PIRACICABA – Exposição de trabalhos selecionados para o concurso de cartuns, charges, tiras e caricaturas para o público estudantil entre 07 e 14 anos. Local: Armazém 14A – Parque Engenho Central.Visitas: de quarta a sexta, das 10 às 18h. Sábados, domingos e feriados, das 10 às 20h.

PONCIANO MOSTRA TUDO – Retrospectiva do desenhista gráfico Daniel Ponciano com charges, cartuns, ilustrações e tiras. De 28 de agosto a 12 de outubro. Abertura: dia 28 de agosto (quinta), às 19h30. Local: Museu H. P. Prudente de Moraes. Visitas: de terça a domingo, das 9 às 17h.

O MEIO AMBIENTE NO SALÃO DE HUMOR DE PIRACICABA – Conjunto de cartuns que abordam conteúdos ligados a questão ambiental. De 01 de setembro a 01 de outubro. Local: calçada do Pavilhão de Ciências Humanas do Depto. de Economia, Administração e Sociologia da ESALQ/USP. Vistas: diariamente das 8 às 18h.

TIRAS E HQs DO SALÃO DE PIRACICABA – Conjunto com as melhores tiras e quadrinhos selecionados nas edições de 2012 e 2013 no Salão Internacional de Humor de Piracicaba – De 04 a 30 de setembro. Local: Câmara Municipal de Piracicaba, no hall de exposições. Visitas: segunda a sexta, das 8 às 17h. Domingos e feriados, das 10 às 20h.

DE MÉDICO E CARTUNISTA TODO MUNDO TEM UM POUCO – Cartuns do desenhista gaúcho – e médico nas horas vagas, Ronaldo Cunha Dias. Conhecido simplesmente como Ronaldo o cartunista é veteranos de participações e premiações nos principais eventos de humor gráfico do mundo. De 29 de setembro a 31 de outubro. Local: Hospital UNIMED Piracicaba. Visitas: diariamente das 8 às 18h.

A ARTE DE IGOR BRAGAIA – Retrospectiva da produção artística do artista abrangendo pinturas clássicas, ilustrações e caricaturas. De 26 de setembro a 26 de outubro. Local: Casa do Povoador. Visitas: segunda a sexta das 8 às 17h. Sábado, domingo e feriado: das 12 às 18h.

 

ESPECIAL

KKK KAFÉ – Espaço gourmet no Salão de Humor. Local: restaurante do Teatro Erotides de Campos/Engenho Central. Atendimento aos sábados, domingos e feriados. Coordenação: Lar Franciscano de Menores e APASPI (Associação de Pais e Amigos dos Surdos de Piracicaba).

III CAMINHADA COM HUMOR – Encontro e passeio pela margem esquerda do Rio Piracicaba. Evento aberto a confraternização e conscientização da importância da prática do bom humor. Concentração na área livre próxima ao Salão Internacional de Humor de Piracicaba no Engenho Central. Dia: 31 de agosto (domingo), a partir das 8h30. Participação gratuita.

V FESTIVAL PAULISTA DE CIRCO – Evento com participação de grandes elencos circenses com espetáculos para todas as idades.  De 28 a 31 de agosto.  Local: Parque Engenho Central. Ingressos gratuitos.

 

WORKSHOP

CARICATURA A ARTE DO EXAGERO – Coordenação: Luiz Gustavo Paffaro (PAFFARO). Dia: 30 de agosto (sábado), 9h às 13h. Público: interessados com aptidão para o desenho ou alguma experiência prévia, a partir de 14 anos. Inscrições: 15/7 a 27/8. Local: CEDHU – Centro Nacional de Documentação, Pesquisa e Divulgação do Humor Gráfico de Piracicaba. O workshop objetiva mostrar aos participantes, subsídios e dicas de como fazer caricaturas através das formas geométricas, bonequinhos de expressão, técnicas de esboço, visualização e outras artimanhas simples e divertidas. Realização do Governo do Estado de São Paulo e Secretaria de Estado da Cultura, através da POESIS – Organização Social de Cultura e Oficina Cultural Carlos Gomes, Unidade do Projeto Oficinas Culturais em parceria com a Secretaria da Ação Cultural/Prefeitura de Piracicaba.

ILUSTRAÇÃO DIGITAL, DO LAY-OUT A COLORIZAÇÃO – Coordenação: Rafael de Latorre e Marcelo Maiolo. Aula demonstrativa sobre criação de personagens em processo digital. Público: interessados na área de quadrinhos com alguma experiência prévia, a partir de 10 anos. Inscrições: até 04/09. Local: CEDHU Piracicaba.  Dias 06 e 13 de setembro (aos sábados) das 14 às 17h.

O QUE DESENHA O DESENHO? Oficina de desenho e caricatura para estudantes entre 07 e 12 anos. Coordenação da artista plástica e arte educadora Belê. De 07 de setembro a 12 de outubro, sempre aos domingos. Horário: das 14 às 17h.Local: tenda externa ao lado da exposição do 14º Salãozinho de Humor de Piracicaba (Armzém 14 A, saída da passarela pênsil).

CONVERSA COM ERASMO SPADOTTO – Encontro com o desenhista do Jornal de Piracicaba para mostrar o dia a dia do seu trabalho na produção de charges, caricaturas e ilustrações dentro da redação de um jornal impresso. Agenda prévia estabelecida em parceria com a Diretoria de Ensino/Região de Piracicaba.

Teatro | Projeto “Diversão em Cena”. Apoio: ARCELOR MITTAL.

PÉS DESCALÇOS – Dia 24 de agosto, com Morpheus Teatro. Local: Teatro Erotides de Campos – Engenho Central.Horário: 16h.

DESCONFORTO, um espetáculo de mágicas clownescas – Dia 31 de agosto, com Patafísica Cia. Local: Estação Paulista.  Horário: 16h.

CANTE COM PEIXONAUTA – Dia 07 de setembro, com Pia Fraus. Local: área externa do Teatro Erotides de Campos/Engenho Central. Horário: 16h.

RAPUNZEL – Dia 14 de setembro, com Le Plat du Jour. Local: Teatro Erotides de Campos – Engenho Central.  Horário: 16h.

PRA ONDE VÃO AS BOLHINHAS DE SABÃO? – Dia 21 de setembro, com Canto Cidadão. Local: Teatro Erotides de Campos – Engenho Central. Horário: 16h.

OS SALTIMBANCOS – Dia 28 de setembro, com Raffani Produções Artísticas. Local: Teatro Erotides de Campos – Engenho Central. Horário: 16h.

A VOLTA AO MUNDO EM 80 DIAS – Dia 05 de outubro, com Cia. Articularte, teatro e bonecos. Local: Teatro Erotides de Campos – Engenho Central. Horário: 16h.

BRANCA DE NEVE E OS SETE ANÕES – Dia 12 de outubro, com Raffani Produções Artísticas. Local: Teatro Erotides de Campos – Engenho Central. Horário: 16h.

 

LIVROS

VERONEZI É 10! – Charges, caricaturas, Ilustrações e infográficos do cartunista Luciano Veronezi produzidos ao longo de dez anos de atividades na área do desenho gráfico. Com prefácio de Paulo Caruso, o livro mostra um panorama do desenvolvimento da carreira profissional do cartunista. Lançamento dia 23 de agosto. Horário: 20h. Local: Armazém 14 – Parque Engenho Central.

CÁXARA DE FORFE – Edição do Salão Internacional de Humor de Piracicaba, com trabalhos comentados do acervo de 40 anos de realização do evento. Vários autores, coordenação de Adolpho Queiroz. Lançamento dia 11 de outubro. Horário: 19h. Local: Armazém 14 do Parque Engenho Central.

Fonte: Salão de Humor

 

Certificados e Prêmios



Realizações Cemara
Realizações Cemara
Realizações Cemara
Realizações Cemara