10 MOTIVOS PARA AMAR O GIRASSOL

4 de fevereiro de 2019 | Por cemara

O girassol, flor presente no paisagismo do nosso loteamento Jardim Girassol, em Mirassol, tem o nome científico Helianthus annuus, que significa “flor do sol”. A planta é originária da América do Norte e é heliotrópica, ou seja, gira o caule sempre posicionando a flor na direção do sol.
Abaixo, conheça outras particularidades dessa linda flor, que a tornam ainda mais especial:

1-Significado no Feng Shui
Para o Feng Shui, o girassol é a integridade e força que temos dentro de nós e que queremos transmitir aos outros.

2-Transmite equilíbrio
A generosidade e exuberância das pétalas amarelas envolvem as sementes escuras do miolo, simbolizando o equilíbrio perfeito entre a luz e a sombra, entre o que é expansivo e introspectivo: estimula a conciliação perfeita entre esses dois opostos.

3-Simboliza força
O girassol é uma flor que enfrenta até a mais violenta intempérie e sobrevive. Ela procura luz e espaço e, em busca desses objetivos, seu caule se contorce o dia inteiro.

4-Também simboliza felicidade
O girassol é a mais feliz das flores e seu significado e simbologia têm relação com: longevidade, respeito, lealdade e altivez. Sua cor representa felicidade, alegria, orgulho e amizade.

5-O girassol é, na verdade, centenas de flores em uma só
Trata-se de uma inflorescência. Cada uma das pequenas peças no interior do “sol” (miolo) é uma flor.

6-Está presente na cultura de diversas civilizações
Os astecas decoravam seus templos e coroavam suas sacerdotisas com flores de girassol. Já os maias faziam um extrato de pétalas, usado como afrodisíaco. Atualmente, no México, as pétalas são ingeridas após refogadas em óleo, para felicidade do casal no casamento.
Uma crendice húngara afirma que se algumas sementes de girassol forem colocadas na janela, ainda no princípio da gravidez, nascerá um menino. Outra crendice, desta vez brasileira, diz que é possível curar a infertilidade, apenas colocando suas sementes ao sol. Já a superstição espanhola conta que é preciso onze dessas flores para ter sorte. O girassol era o símbolo do sol nas culturas americanas antigas, já era cultivado há mais de 3 mil anos pelos indígenas do norte do México e foi introduzido na Europa em 1510.

7- A flor está presente na Mitologia Grega
Na Mitologia Grega, uma lenda explica o aparecimento da flor girassol. Clície era uma ninfa que estava apaixonada por Hélio, o deus do Sol. Quando este a trocou por Leucotéia, Clície começou a enfraquecer. Ela ficava sentada no chão frio, sem comer e sem beber, se alimentando apenas das suas próprias lágrimas. Enquanto o Sol estava no céu, Clície não desviava dele o seu olhar nem por um segundo, mas durante a noite, o seu rosto se virava para o chão, continuando então a chorar. Com o passar do tempo, os seus pés ganharam raízes e a sua face se transformou em uma flor, e continuou seguindo o sol. E assim nasceu o primeiro girassol.

8-Existe uma lenda para crianças sobre o girassol
Confira a lenda a seguir:

“Dizem que existia no céu uma estrelinha tão apaixonada pelo sol que era a primeira a aparecer de tardinha, no céu, antes que o sol se escondesse. E toda vez que o sol se punha, ela chorava lágrimas de chuva.
A lua falava com a estrelinha que assim não podia ser, que estrela nasceu para brilhar de noite, para acompanhar a lua pelo céu, e que não tinha sentido este amor tão desmedido! Mas a estrelinha amava cada raio do sol como se fosse a única luz da sua vida, esquecia até a sua própria luzinha.
Um dia ela foi falar com o rei dos ventos para pedir a sua ajuda, pois queria ficar olhando o sol, sentindo o seu calor, eternamente, por todos os séculos.
O rei do vento, cheio de brisas, disse à estrelinha que o seu sonho era impossível, a não ser que ela abandonasse o céu e fosse morar na Terra, deixando de ser estrela.
A estrelinha não pensou duas vezes: virou estrela cadente e caiu na terra, em forma de uma semente.
O rei dos ventos plantou esta sementinha com todo o carinho, numa terra bem macia. E regou com as mais lindas chuvas da sua vida.
A sementinha virou planta. Cresceu sempre procurando ficar perto do sol. As suas pétalas foram se abrindo, girando devagarzinho, seguindo o giro do sol no céu. E, assim, ficaram pintadas de dourado, da cor do sol.
É por isso que os girassóis até hoje explodem o seu amor em lindas pétalas amarelas, inventando verdadeiras estrelas de flores aqui na Terra.”

Autora: Sandra Ferrari Radich
Enviado por Sandra Ferrari Radich em 24/01/2013 ao Recanto das Letras
Reeditado em 04/05/201 Código do texto: T4102680

9-Alguns acreditam que simboliza sucesso e exuberância

Existem 3 motivos:
– O girassol é uma planta cujo caule pode atingir os 3 metros de altura e tem diversas utilidades, principalmente as suas sementes que são usadas para a produção de óleo de cozinha, biodiesel ou para alimentação de pássaros. O girassol também pode ser usado na fabricação de lubrificantes e sabonetes. A fibra existente no caule do girassol pode ser usada para fabricar papel.

– Pela sua beleza e exuberância, a flor do girassol é muito procurada para ornamentação. Acredita-se que traz sorte e boas vibrações ao ambiente, sendo uma flor muito usada no Feng Shui, pois possui características do Sol.

– Em um arranjo, plantada na terra ou em um vaso, a flor de girassol se destaca em qualquer jardim ou na decoração de interiores. Oferecer um girassol a uma pessoa que iniciou um negócio expressa o desejo de sucesso e de boa fortuna para essa pessoa.

10-É a flor do amor, encontro e amizade
Isso porque, quando não há sol, o girassol se vira para outro girassol. Uma particularidade bastante diferente e com um significado bonito!

Fonte: Vivendo a Vida Bem Feliz

Certificados e Prêmios



Realizações Cemara
Realizações Cemara
Realizações Cemara
Realizações Cemara