Hortolândia é destaque como polo de desenvolvimento, turismo e cultura

9 de dezembro de 2016 | Por cemara

Cidade investe em parques socioambientais e está entre as 100 melhores cidades do País, com potencial para atrair novos negócios e gerar oportunidades de emprego

Hortolandia

Uma das cidades mais jovens do estado de São Paulo, com apenas 25 anos de fundação, Hortolândia/SP se destaca na Região Metropolitana de Campinas (RMC) pelo grande potencial de desenvolvimento econômico e investimento na qualidade de vida, turismo e cultura. Hoje, o município está em 56º lugar no Brasil entre as cidades mais promissoras para se fazer negócios,  segundo estudo da Urban Systems, publicado no final de outubro.

O ranking indica quais cidades têm maior potencial para atrair novas empresas e, assim, gerar oportunidades de empregos e renda para sua população e “reforçar” a arrecadação municipal. Hoje, Hortolândia tem mais de 500 indústrias instaladas, mais de 2 mil pontos comerciais e dois shopping centers. Além disso, a cidade, que tem mais de 210 mil habitantes, investe em cultura e turismo, com parques socioambientais, escolas, universidades, bibliotecas, bares, hotéis e restaurantes, garantindo qualidade de vida a seus habitantes e visitantes.

Localizada a cerca de 120 km de São Paulo, a cidade faz parte do chamado “Complexo Metropolitano Expandido”, com várias rodovias que ligam Hortolândia a diversas cidades paulistas e fica próxima do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas/SP, que atraíram e atraem importantes indústrias multinacionais, como Dell Computadores, EMS Medicamentos e Magneti Marelli.

Parques – Hortolândia – cujo nome é homenagem ao principal ponto turístico da cidade, o horto florestal se destaca na região pelo cuidado com o turismo e a cultura. Um dos principais atrativos da cidade é o Parque Socioambiental Irmã Dorothy Stang, que possui o Ginásio Poliesportivo ‘Victor Savala’, o Centro de Treinamento de Ginástica Artística ‘Yasmin Geovana Santos Bonfim’, o Centro de Arte e Cultura (CAC) e o Espaço Criança Ecológica com a maternidade da árvore e sala verde para a realização de atividades socioambientais e oficinas. O Parque Santa Clara (Centro de Referência Ambiental Parque Escola) possui o Museu de História Natural Iberaba com mais de 200 espécies de animais empalhados, e o projeto Reciclasa-IBM. O Parque Linear Chico Mendes é um dos espaços mais bonitos da cidade e também disponibiliza áreas de lazer para a prática de esportes.

A antiga Estação Ferroviária de Hortolândia, construção tombada pelo Patrimônio Histórico e Cultural em 2003, deu lugar ao Centro de Memória Prof. Leovigildo Duarte Júnior, que fica no centro da cidade. O local se transformou em importante ponto turístico com museus da linha férrea e da história de Hortolândia.

Além disso, Hortolândia conta com vários espaços dedicados à realização de eventos culturais das áreas teatral e musical, três pontos de cultura, que desenvolvem projetos de música instrumental, violão popular, teatro, vídeo e musicalização infantil. Destaque para a banda municipal que se apresenta nos eventos públicos realizados pela Prefeitura e oferecidos gratuitamente para a população.

Certificados e Prêmios



Realizações Cemara
Realizações Cemara
Realizações Cemara
Realizações Cemara